Veículos de Comunicação

Cenário

Câmara terá renovação de 60% com novos vereadores a partir de 2025

Dos 17 vereadores atuais de Três Lagoas, 8 se reelegeram, seis não conseguiram a reeleição, e três optaram por não concorrer

Dos 17 vereadores atuais de Três Lagoas, 8 se reelegeram, seis não conseguiram a reeleição, e três optaram por não concorrer.
Dos 17 vereadores atuais de Três Lagoas, 8 se reelegeram, seis não conseguiram a reeleição, e três optaram por não concorrer. | Danielle Leduc/Jornal do Povo

A Câmara Municipal de Três Lagoas terá uma nova composição a partir de 2025, com uma renovação de aproximadamente 60%. Dos 17 vereadores atuais, 8 se reelegeram, seis não conseguiram a reeleição, e três optaram por não concorrer novamente. Além disso, o número de vagas foi reduzido de 17 para 15, o que também influenciou o resultado das eleições municipais de 2024.

Os partidos PSDB e PP se destacaram, garantindo quatro cadeiras, cada. O PSB ficou com três vagas, o MDB com duas, o União Brasil e PT, conquistaram uma cadeira, cada. O PT, que não elegia um representante desde 2012, retorna ao cenário político local, graças aos 134 votos de legenda que foram essenciais para o partido atingir o coeficiente eleitoral. O PL, Republicanos, PSTU e a federação DC/PDT, não atingiram o coeficiente eleitoral.

Coeficiente eleitoral
O coeficiente eleitoral de 2024, fixado em 3.806 votos, fez com que muitos candidatos bem votados não conseguissem se eleger, como o atual vereador André Bittencourt (PSDB), que obteve 1.117 votos, mas ficou fora da nova legislatura. Em contrapartida, candidatos como o professor Pedrinho Junior (PSB), que recebeu apenas 850 votos, obtiveram uma vaga graças à distribuição das cadeiras pelo quociente partidário e ao sistema proporcional.

Esse sistema eleitoral se baseia no número total de votos recebidos pelo partido ou coligação e permite que, mesmo com menos votos individuais, os candidatos sejam eleitos por conta dos que obtiveram alta votação e fizeram o partido conquistar mais cadeiras na Câmara. No total, 10 vereadores foram eleitos diretamente pelo coeficiente eleitoral e 5 pelo sistema de médias.

A nova composição da Câmara reflete um cenário político mais diversificado, como o retorno do PT ao Legislativo Municipal, o fortalecimento de partidos como PSDB e PP, e o surgimento de novas lideranças.