Veículos de Comunicação

PREVISÃO CLIMÁTICA

Semana segue com tempo estável e quente em MS

Temperaturas podem chegar a 37°C e cenário também inclui baixos índices de umidade relativa do ar, entre 20% e 40%

Na capital a máxima esperada é de 35°C, mínima de 22°C e umidade relativa do ar varia entre 20% e 80% - Foto: Arquivo/CBN-CG
Na capital a máxima esperada é de 35°C, mínima de 22°C e umidade relativa do ar varia entre 20% e 80% - Foto: Arquivo/CBN-CG

A previsão para esta semana em Mato Grosso do Sul é de tempo estável e quente, com predomínio do sol e temperaturas altas, que podem chegar a 37°C. O cenário também inclui baixos índices de umidade relativa do ar, entre 20% e 40%. No entanto, não estão descartadas chuvas e tempestades.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), entre esta terça-feira (15) e quarta-feira (16), a previsão é de tempo firme no Estado. Essa condição meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Devido à baixa umidade, recomenda-se a hidratação e que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

Hoje, em Campo Grande, a máxima esperada é de 35°C, com mínima de 22°C. O índice de qualidade do ar é considerado bom, e o pico de calor deve ser registrado entre as 13h e 15h. A umidade varia entre 20% e 80%.

Em outras regiões do Estado, não se descartam chuvas e tempestades devido à combinação de calor e umidade, aliado ao deslocamento de cavados em médios níveis da atmosfera. Nas regiões sul, leste e sudeste, as mínimas ficam entre 19°C e 24°C, e as máximas entre 30°C e 36°C.

Para as regiões sudoeste e pantaneira, esperam-se mínimas entre 26°C e 28°C, e máximas entre 32°C e 37°C. No bolsão e norte, a previsão é de mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 32°C e 37°C. Já na capital, as temperaturas variam entre 22°C (mínima) e 34°C (máxima) durante esses dias.

De quinta-feira (17) a sábado (19), a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada ao transporte de calor e umidade e ao deslocamento de cavados, deve aumentar a nebulosidade, resultando em chuvas e tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.