Veículos de Comunicação

Cronograma

Petrobras deve anunciar para 2025 retomada da UFN3

Obras de construção da fábrica foram paralisadas em 2014

Obras de construção da fábrica foram paralisadas em 2014.
Obras de construção da fábrica foram paralisadas em 2014. | Arquivo/JPNews

A Petrobras deve anunciar em breve o cronograma para a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3), em Três Lagoas. A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), que participou, nesta semana, no Rio de Janeiro, de uma reunião com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

O encontro também contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, entre outras autoridades.

A retomada da UFN3, iniciada em 2011 e interrompida em 2014 com 81% das obras concluídas, é aguardada com grande expectativa pela população e autoridades do estado.

O projeto é considerado vital para reduzir a dependência do Brasil na importação de fertilizantes nitrogenados, além de fomentar a economia local. Com a conclusão da planta, a estimativa é de geração de até 8 mil empregos diretos e indiretos.

O governador destacou que o cronograma de obras segue firme, aguardando aprovação do Conselho de Administração da Petrobras para iniciar a licitação da obra “As notícias são positivas e fundamentais para uma mudança estrutural no Mato Grosso do Sul e no Centro-Oeste no setor de fertilizantes”, disse Riedel.

Durante o encontro foram tratadas as principais questões envolvendo a UFN3 e discutido o andamento da situação da fábrica, que deve ter os próximos passos para sua retomada anunciados nos próximos meses pela Petrobras.

A ministra Simone Tebet reforçou a importância da UFN3 não apenas para o estado, mas para o Brasil como um todo, ressaltando o papel da fábrica na independência do país na produção de ureia e amônia, essenciais para o agronegócio.

A ministra ainda anunciou que a presidente da Petrobras deverá visitar a unidade até fevereiro de 2025, e prometeu “boas notícias em breve”.