Veículos de Comunicação

Ouro

Aluna da Escola Estadual Fernando Correa é pré-selecionada para Olimpíadas Internacionais de Astronomia

A aluna já conquistou medalhas de prata em 2019 e de ouro em 2021, 2022 e 2024

Os selecionados integrarão as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica de 2025 (XVIII IOAA) e da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (XVII OLAA).
Os selecionados integrarão as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica de 2025 (XVIII IOAA) e da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (XVII OLAA). | Divulgação/Assessoria

Beatriz Dias Francisco, estudante da Escola Estadual Fernando Corrêa, em Três Lagoas, e com 17 anos, foi pré-selecionada para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2025. Atualmente, a seleção ocorre de forma online e definirá os estudantes que participarão dos treinamentos em 2025.

Os selecionados integrarão as equipes brasileiras que disputarão as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica de 2025 (XVIII IOAA) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (XVII OLAA).

A aluna já conquistou medalhas de prata em 2019 e de ouro em 2021, 2022 e 2024. Em 2022, foi também pré-selecionada para as Olimpíadas Internacionais e convidada para a Jornada Espacial em São José dos Campos, mas não pôde participar por dificuldades financeiras.

Serão selecionados 150 estudantes com as melhores médias nas três provas online. Caso Beatriz seja escolhida, ela participará dos treinamentos presenciais, que ocorrerão no início de março de 2025. A direção, coordenadores e professores da escola estão confiantes em seu sucesso, especialmente considerando que Beatriz estuda na instituição desde o 3º ano do Ensino Fundamental I.

O coordenador de práticas inovadoras Alan Francis Silva Oliveira, que é o responsável pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) na escola desde 2015, destaca que a aluna é muito dedicada nas aulas.

Dias expressou sua alegria por representar a escola e pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Ela pretende cursar bacharelado em Física e seguir carreira como pesquisadora.

*Com informações da assessoria da SED