O prefeito eleito de Três Lagoas, Cassiano Maia, confirmou que fez o convite ao médico veterinário Ademar Silva Junior para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico a partir de 2025. Em entrevista, Cassiano detalhou a importância dessa escolha estratégica para o crescimento econômico do município e a geração de empregos, mencionando também a troca de experiências com a equipe de Campo Grande.
Ademar Silva exerce, atualmente, o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Campo Grande e analisa o convite de Maia. Cassiano explicou que a decisão foi baseada na experiência de Ademar. Segundo Maia, Três Lagoas precisa de uma liderança que fortaleça o desenvolvimento econômico, e a experiência de Silva Junior no setor seria um diferencial.
Essa área do desenvolvimento econômico é estratégica para Três Lagoas. Como estão as conversas com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande para ser o seu secretário?
Cassiano Maia: Houve uma tratativa de conversa, a nível até de buscas de experiências e conhecimento para que ele pudesse estar nos auxiliando, nos dando apoio. A gente precisa que o nosso município tenha uma representação que possa estar cada vez mais atuando nesse desenvolvimento econômico, industrial, na busca da geração de emprego e oportunidades para o nosso município. E é com esse intuito que a gente teve essa primeira conversa e estamos fazendo várias avaliações. Inclusive, ele está nos ajudando muito a atravessar todo esse momento de escolhas e de entendimento.
Além dele, mais algum outro nome já foi definido?
Cassiano Maia: A gente precisa realmente finalizar toda essa situação de transição de governos, onde estamos fazendo os levantamentos junto com a atual gestão de forma coerente, responsável, para que consigamos ter um entendimento macro e escolher os melhores nomes. Então, nesse momento, a gente ainda não definiu todos os nomes, mas temos em Três Lagos nomes excelentes para nos ajudar na administração da cidade. Temos os nomes da gestão atual, que realmente é uma gestão que está sendo aprovada pela população três-lagoense, nomes que podem estar dando continuidade. Então, nesse momento, temos que esperar o final dessa transição para estar finalizando essa escolha e apresentar para a sociedade.
Outro assunto importante é em relação à fábrica de fertilizantes da Petrobras. O senhor participou de uma reunião com os representantes da estatal para tratar da retomada da obra?
Cassiano Maia: Estivemos juntos com a gestão do prefeito Ângelo Guerreiro, com os secretários envolvidos referente ao assunto da UFN3, toda a equipe de governo e também da Procuradoria Jurídica, onde a Petrobras tem solicitado o apoio para incentivos fiscais, principalmente relacionados a nível estadual, mas no que diz respeito ao nosso município, incentivos de IPTU. E, claro, a revalidação da doação da área, que já se perdeu o prazo, pois está em tempo de devolução e que nós precisamos, a nível de Câmara Municipal, fazer a aprovação do projeto de lei de cessão da área.
Sendo assim, hoje, essa área pertence ao município?
Cassiano Maia: Nesse caso, pelas tratativas temporais, já se tem o prazo para exigir a devolução, haja vista que nós não temos a empresa funcionando no local, mas existe todo um entendimento e apoio, não só de toda a sociedade três-lagoense, mas da nossa Câmara Municipal, da gestão do prefeito Ângelo Guerreiro, para estarmos todos empenhados nesse assunto de reestruturação, de reinício dessas obras para que a UFN3 possa estar atuando aqui no nosso município. Tenho certeza que nós vamos fazer todo um empenho necessário para aprovação desse projeto. Estamos finalizando a análise de jurisprudências para que seja feito ainda nesse período pós-eleição.
O senhor acha que esse ano ainda é possível aprovar o projeto?
Cassiano Maia: Acredito que sim, haja vista a prioridade do assunto e da importância para o nosso município.
A Petrobras deu prazo para essa aprovação?
Cassiano Maia: Não. Eles têm a expectativa de estar sempre acelerando para que as tratativas sejam feitas e consigam apresentar aos seus investidores ainda esse ano, e assim o reinício realmente se concretize no ano de 2025.