Pacientes que foram infectados com o novo Coronavírus e tiveram sequelas graves deixadas pela Covid-19 recebem atendimento gratuito em Três Lagoas. O trabalho de reabilitação fornecido a esses moradores é por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) que conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde da rede pública. O SAD é ligado à Secretaria Municipal de Saúde e vem atendendo esse grupo desde fevereiro deste ano.
Segundo a coordenadora do SAD, a nutricionista Sabrina Kaely, o programa tem o objetivo de devolver a autonomia motora, física, psicológica e neurológica das vítimas da pandemia. “O SAD atende especificamente pessoas que tiveram sequelas graves e não conseguem ir até à unidade de saúde para receber atendimento e são, na maioria dos casos, encaminhados pelo próprio hospital. Nós é que vamos à casa delas. Nossas visitas são semanais e, no restante dos dias, os pacientes tem ‘tarefas’ para executarem sozinhos”, explica.
HISTÓRIA
O autônomo Luís Henrique Rodrigues Torres, de 40 anos, é um desses pacientes. Ele foi contaminado e, com muita dificuldade para respirar e saturação abaixo de 60, precisou ser internado. Foram 20 dias hospitalizado – 11 deles intubado.
De volta para casa, ele recebe desde 18 de agosto os atendimentos do programa. “Voltei sem conseguir caminhar até a esquina de casa. Agora, já tenho mais força, resistência e menos cansaço. A fadiga ainda aparece, mas bem menos. Quero resgatar minha independência e voltar a fazer minhas atividades sozinho, inclusive, voltar a trabalhar e ser o provedor da casa”, revela.