Veículos de Comunicação

Ferramenta

Novo sistema E-social pode estimular contratações pelos microempreendedores

Novo módulo está disponível desde o dia 25 de outubro

Novo módulo está disponível desde o dia 25 de outubro - Divulgação
Novo módulo está disponível desde o dia 25 de outubro - Divulgação

Novos recursos para a plataforma do E-social estão disponíveis para microempreendores individuais MEI's e segurados especiais , a partir desta semana. A iniciativa, além de reduzir as complicações deve impactar positivamente milhões de MEI's, com estímulo para realizar novas contratações.

Atualmente, de acordo com o Sebrae, apenas 3,5% dos 13 milhões de microempreendedores no Brasil, possuem colaboradores contratados formalmente.

O novo módulo do e-social, facilitará o registro de colaboradores, por parte de pequenos empresários, pequenos produtores rurais e outros segurados especiais que pensam em contratar funcionários, ou que já possuam funcionários, mas sem registro formal. As novas funcionalidades já estão disponíveis na plataforma desde a última segunda-feira, dia 25 de outubro.

O e-social é um ambiente digital específico para o registro das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Ambiente também que deve ser prestada toda informação sobre a comercialização da produção de cada microempreendedor.

O novo sistema dispensa a necessidade de acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) para gerar o documento de arrecadação social.