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Golpes

A cada dois dias um morador de Três Lagoas é vítima de estelionato digital

Levantamento mostra que 18 ocorrências por estelionato digital foram registrados em outubro

Levantamento mostra que 18 ocorrências por estelionato digital foram registrados em outubro - Arquivo/JP
Levantamento mostra que 18 ocorrências por estelionato digital foram registrados em outubro - Arquivo/JP

Em média, a cada dois dias um morador de Três Lagoas é vítima de estelionato digital. Levantamento feito pela reportagem do JPNews aponta que foram registrados 18 boletins de ocorrência nas quatro delegacias de Polícia Civil de Três Lagoas por estelionato no mês de outubro. 

Nos relatos, as vítimas descrevem situações muito parecidas::: um amigo ou um familiar envia uma mensagem pedindo um pix ou uma transferência e promete devolver o dinheiro em breve. O golpe de estelionato digital tem sido cada dia mais frequente e até o nome de instituições têm sido utilizadas para convencer as vítimas. Golpistas estão se aproveitando das revisões que o INSS realiza em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às seguintes dicas:

– mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;

– caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;

– o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;

– o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.

– sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.

– a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);

– é bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat;

O que fazer em caso de tentativa de golpe

 Denuncie aqui tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.

Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).