Com a confirmação da Secretaria de Saúde, de dois casos positivos da gripe influenza H3N2, em Três Lagoas, na semana passada, em uma idosa de 64 anos e um adolescente de 14 anos, que já passam bem, o médico da Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas, Vinícius Neves, conscientiza a população sobre a importância da vacina contra a Influenza.
Mesmo não havendo a confirmação, por parte da Secretaria de Saúde de que os dois pacientes diagnosticados estavam vacinados, o médico diz que é importante manter os mesmos cuidados de distancimanto, uso de máscara e alcool gel, como no caso da Covid-19 e procurar pela vacina da Gripe Influenza.
"Em Três Lagoas, há vacinas disponíveis para a população e ela reforça a proteção contra o vírus Influenza H3N2. No início do ano deve chegar outro imunizante, aidna mais potente, para aumentar a eficácia contra a nova cepa da gripe. Mas, é importante que a população procure pelas vacinas", diz o Vinícius.
De acordo com a coordenadora do setor de Imunização, Humberta Azambuja, a vacina da influenza, disponível no município é trivalente. "Ela protege contra a gripe comum, contra a Influenza A H1N1 e contra a cepa H3N2". De acordo com ela, procura pela imunizante foi muito baixa em 2021, em relação à 2020 e 2019.
RISCO
O vírus H3N2 é como os de uma gripe comum, ou da própria Covid-19, como febre (geralmente baixa), tosse, prostração, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, às vezes, diarreia e por isto, somente um exame específico é capaz de diagnosticar a pessoa com a doença.
O vírus apresenta risco de morte à pessoas consideradas do grupo de risco, como idosos, crianças menores de 5 anos, pessoas com problemas de coração, imunológicos, diabetes e outras doenças.