No próximo dia 17 de setembro a Aprosoja Brasil realiza no município de Terenos, em Mato Grosso do Sul, na Fazenda Jaraguá, o evento “ Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2018/19.
As inscrições estão abertas para quem deseja participar da iniciativa que é o considerada o maior evento da sojicultura brasileira. Esta etapa do Projeto Soja Brasil irá tratar do “Cenário Político e os grandes desafios da Safra 2018/2019” e debater assuntos relevantes sobre o desenvolvimento da cultura.
Todos os anos, tradicionalmente, o Projeto Soja Brasil faz abertura simbólica da temporada. Na abertura desta safra (2018/19) será apresenta uma análise sobre os desafios e oportunidades da política agrícola, perspectivas em relação ao clima para esta safra e a importância do calendário da soja para garantir sanidade e boa produtividade.
A diretora do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, abre as apresentações técnicas com o painel técnico “O futuro da biotecnologia e a importância do glifosato para a agricultura brasileira”.
Na sequência, o especialista em Agronegócio da MB Associados, Alexandre Mendonça de Barros, irá falar sobre as “Perspectivas do mercado da soja, cenário político e macroeconômico”.
Após as duas palestras será aberto um debate mais amplo que contará, além do analista de mercado, com representantes da Secretaria de Agricultura de Mato Grosso do Sul, da Aprosoja Brasil, Aprosoja MS e Famasul.
Fechada a rodada de debates, todas as autoridades presentes e os produtores irão a campo para oficialmente abrir a temporada da safra 2018/2019. O ponto alto do evento será quando os participantes poderão acompanhar as semeadeiras enfileiradas iniciando os trabalhos.
A iniciativa é do Canal Rural e Aprosoja Brasil, coordenação técnica do evento é da Embrapa e a realização local da Aprosoja MS e Famasul.