De acordo com pesquisas da Embrapa Territorial, que fica em Campinas/SP, o Brasil tem 177 milhões de hectares preservados dentro das fazendas, o que representa 48% do total de áreas que as propriedades rurais ocupam no País, esse número também representa 20,5% de todo o território do País.
Os dados apresentados consideram as áreas preservadas exclusivamente nas propriedades privadas, inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Inclusive, o prazo para o cadastramento ambiental termina no próximo dia 31 de dezembro.
O levantamento contemplou também áreas protegidas, como as Unidades de Conservação (UCs) e Áreas de Proteção Permanente (APPs). Essas áreas representam um número ainda maior, 228,7 milhões de hectares ou quase 30% do território nacional. Juntas, áreas preservadas nas fazendas e áreas protegidas, somam 403 milhões de hectares, representando 47,4% do País. Essa extensão é igual a toda a área da União Europeia mais 3,6 vezes o tamanho da Noruega. Somente no Estado de São Paulo, são 3,7 milhões de hectares em áreas preservadas.