Qual a quantidade de sementes a ser plantada? Esta é uma pergunta que todo produtor faz na hora de ronovar a pastagem. Para responder essa pergunta, pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, junto com a Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipastto), desenvolveram a Calculadroa de Sementes.
Disponível gratuitamente no aplicativo Pasto Certo, a calculadora fornece a quantidade de sementes forageiras necessarias para implantação de novas pastagens.
Para obter o número, o produtor deve informar qual cultivar forrageira será plantada, o método de semeadura adotado (lanço ou em linha), e o tipo de semente (não revestida ou revestida). O próximo passo será inserir os valores para a taxa de semeadura desejada, que são informados no termo de conformidade, que acompanha a nota fiscal no momento da compra das sementes.
Todos os dados solicitados são obrigatórios, exceto o preço da semente. Os cálculos e os resultados consideram as sementes incorporadas nas profundidades recomendadas para cada cultivar e a calculadora pode ser utilizada para qualquer espécie ou cultivar forrageira, segundo os pesquisadores.
Além do número de sementes puras viáveis por metro linear, a ferramenta informa a quantidade e o custo de sementes necessarias por hectare e na área total da propriedade.
O aplicativo Pasto Certo está disponivel para Android, iOS (Sistema operacional da Apple) e na versão web.
*Com informações da Embrapa Gado de Corte