Veículos de Comunicação

Agronegócio

Eleições CRMV/MS: Chapas 1 e 2 disputam segundo turno

O primeiro turno foi realizado ontem, 14. O novo processo eleitoral será em um mês, no dia 14 de dezembro.

Candidatos das três chapas avaliam o processo eleitoral como altamente democrático. Piva (esquerda), Xavier e Loacir - Éder Campos
Candidatos das três chapas avaliam o processo eleitoral como altamente democrático. Piva (esquerda), Xavier e Loacir - Éder Campos

Pouco mais de 4.800 profissionais de medicina veterinária e zootecnia participaram ontem, 14, da primeira eleição eletrônica do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS). Do total de eleitores, 2.615 profissionais votaram utilizando a rede mundial de computadores, a internet.  A votação presencial aconteceu na sede da instituição em Campo Grande, onde 518 votaram por cédulas e outros nove por correspondência.

Das três chapas concorrentes, duas chapas (1 e 2) irão disputar o segundo turno, que acontecerá em um mês, 14 de dezembro.

A Chapa 1 – CRMV-MS em Progresso, encabeçada por Mário Xavier, candidato da situação, atual vice-presidente do conselho, totalizou 1.086 votos.
Já a Chapa 2 – Gestão e Atitude, que tem como candidato a presidente Rodrigo Piva,  obteve 1.069 votos, resultado considerado uma surpresa pelo fato que essa a primeira vez que Piva participa de um pleito eletivo do órgão.
A Chapa 3 – União, Valorização e Transparência, lidera por Loacir da Silva, que é professor universitário, somou 884 dos votos.

De acordo com o atual presidente João Vieira, a eleição foi tranquila e muito democrática. “Um clima de integração, cada chapa pedindo seu voto, é também uma maneira de rever os amigos. A votação on line, que é uma novidade, está contribuindo muito para o processo democrático”, destacou Vieira.

Foram apurados no sistema eletrônico 57 votos nulos e 43 em branco.  As urnas presenciais contabilizaram 4 votos nulos e 2 em branco.

O processo foi acompanhado pelo delegado observador do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Edson Gomes.

Ainda sobre a novidade de os profissionais votarem on line, iniciativa para oportunizar quem é do interior ou está em transito devido ou trabalho, João Vieira comemorou o sistema. “Por ser a primeira eleição realizada com a votação online, foi bastante positiva, uma vez que atingimos mais de 70% dos votos pela via online. Agora é aguardar o segundo turno e escolhermos o próximo presidente, que, junto com os diretores e conselheiros eleitos estarão à frente da gestão do CRMV-MS pelos próximos três anos”, avaliou Vieira, que em janeiro de 2019 encerra o segundo mandato à frente da Autarquia.

Multa eleitoral
Para os profissionais que não participarem das eleições em nenhuma de suas modalidades (1º e/ou 2º turno), haverá incidência de multa equivalente a 30% sobre o valor da anuidade 2018, a cada falta. O boleto de cobrança da multa será encaminhado ao profissional no máximo em 30 dias, contados da proclamação do resultado da eleição, podendo ser pago em igual prazo, a partir da sua emissão.

Justificativa Eleitoral
O prazo para protocolo da justificativa por ausência será até o décimo dia útil seguinte à data de realização do 1º ou do 2º turno, devendo a mesma estar devidamente acompanhada da documentação comprobatória do fato. Os casos que justificam ausência ao pleito estão previstos na Resolução CFMV nº 948/2010.

Senha para votação
Quem já cadastrou a senha definitiva não precisa repetir o processo, pois ela é válida para o segundo turno.
Aquele que não votou e não cadastrou a senha, deverá fazê-lo para estar habilitado a votar no segundo turno.