Produtores rurais da região da Gameleira, em Campo Grande, enfrentam, desde a madrugada da última quinta-feira (14), a falta de água e de luz. A situação se deu em razão da tempestade que atingiu a localidade, com chuva e ventos que chegaram a 63 km/h.
A produtora Agnes Cristina Paná Barbosa Cândido, proprietária de uma chácara com 7,8 hectares, explica que a principal preocupação é com os alimentos que podem estragar sem energia, mas a situação também é crítica com relação aos animais, que podem morrer.
“A gente tá perdendo alimentos. Tem idosos da região que estão sem água até mesmo para consumo. Eu tenho três crianças pequenas e também estão sem para banho e alimentação. Os animais que foram inseminados há duas semanas e precisam de água, por conta do protocolo, estão desidratando e podem morrer há qualquer momento”, lamenta.
Ao todo, mais de 100 cabeças de gado estão concentrados na região. Segundo a Agnes, a falta de água e energia são recorrentes em situações como essa e há sempre a demora para o retorno. “Sempre, se der um vento ou uma chuvinha a gente fica sem luz. E é sempre assim, dois, três dias para voltar a energia. Só que agora já são cinco, então agravou mais ainda a situação”.
Agnes ainda explica que tenta contato com a concessionária de energia desde o dia do acontecido, há cada três horas, no entanto, a situação ainda não foi normalizada.