A Embrapa disponibilizou em seu portal de informações um espaço temático sobre os solos brasileiros. O espaço reúne uma gama de informações técnicas sobre as 13 classes de solos encontradas no País, além de soluções tecnológicas, projetos, publicações, mapas, dados geoespaciais, notícias e vídeos ligados ao tema. O conteúdo variado pode atender a diferentes públicos, como professores, pesquisadores, produtores rurais e estudantes.
Dentre as 13 classes encontradas, predominam os Latossolos, os Argissolos e os Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional. As classes Latossolos e Argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos profundos, ácidos e de baixa fertilidade natural. As demais classes de solos brasileiros são Cambissolos, Chernossolos, Espodossolos, Gleissolos, Luvissolos, Nitossolos, Organossolos, Planossolos, Plintossolos e Vertissolos. A página temática traz detalhes técnicos, características físicas e imagens de todas essas classes, na seção Solos do Brasil.
Já na seção de Soluções Tecnológicas estão destacados alguns dos principais produtos, práticas agropecuárias e serviços desenvolvidos pela Embrapa e parceiros em análise de solo, construção de fertilidade, irrigação e armazenamento de água.
A Embrapa Solos, unidade da entidade que fica no Rio de Janeiro, lançou recentemente, durante o 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo, novas edições do “Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)”, do “Manual de Métodos e Análise de Solo” e do livro de perguntas e repostas “Solos para Todos”, todas disponíveis para download gratuito no formato E-pub na seção de Publicações da página Solos Brasileiros.
Referência para pesquisadores, estudantes e produtores agrícolas desde 1997, o SiBCS ganhou uma inédita versão em inglês. A 5ª edição traz ajustes e correções de conceitos básicos relativos a definição de solo, caracteres e horizontes diagnósticos, bem como alterações de redação, redefinição da seção de controle, eliminação ou incorporação de classes de solos em todos os níveis categóricos.
A 3ª edição do ‘Manual de Métodos de Análise de Solo’ marca uma extensa atualização e ampliação da obra, contemplando não somente a revisão e atualização das metodologias já constantes das edições anteriores, como também a inclusão de novas metodologias, ampliando o seu escopo de utilização. O manual divide as metodologias de análises do solo em cinco áreas de interesse para os laboratórios: análises físicas; químicas; matéria orgânica; mineralogia e micromorfologia.
Já a nova edição do ‘Solos para Todos’ traz 271 perguntas e respostas sobre estudo do solo, fertilidade do solo e nutrição de plantas, compostagem e análises de solo e água. São respostas, redigidas em linguagem didática, para questionamentos do público acadêmico, de pequenos produtores rurais, de associações de produtores, de extensionistas rurais e da sociedade em geral recebidos ao longo dos anos pelo SAC Embrapa.