Veículos de Comunicação

AGRO

Nova plataforma reúne dados da cadeia produtiva da carne bovina

Após 10 anos de atividade, plataforma busca resolver a dispersão dos dados da cadeia produtiva da carne bovina

Na nova plataforma, o usuário encontrará cenários e estudos, nacionais e internacionais
Na nova plataforma, o usuário encontrará cenários e estudos, nacionais e internacionais | Foto: Reprodução/ Vaccinar

Está disponível para os pecuaristas a nova plataforma digital do Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne) da Embrapa Gado de Corte (MS). O espaço é resultado de dez anos de atividades do CiCarne no Brasil e reúne o conhecimento disponível sobre a cadeia produtiva da carne bovina, de forma gratuita. Na nova plataforma, o usuário encontrará cenários e estudos, nacionais e internacionais, categorizados, o que facilita a busca por informações.

Segundo Guilherme Malafaia, coordenador do CiCarne, a plataforma busca resolver uma das principais lacunas da cadeia produtiva da carne bovina, que é a dispersão dos dados, o que dificulta o desenvolvimento de ações relevantes para o setor, que dependam de dados. “A ferramenta coloca na palma da mão de pecuaristas e tomadores de decisão, públicos e privados, informações para auxiliá-los na definição de planejamentos estratégicos”, complementa.

Em breve, o CiCarne disponibilizará informações em painéis sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela bovinocultura de corte e o uso da mudança da terra no Mato Grosso do Sul, fruto de um projeto de pesquisa da Embrapa, financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Saiba mais sobre o CiCarne

O Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne) nasceu a partir de uma demanda para monitorar a cadeia produtiva da carne bovina, a fim de identificar sinais, tendências e desdobramentos no mercado de inovações que possam contribuir para a tomada de decisão de agentes públicos e privados.

Possibilidades de conhecimento

Para o usuário que for acessar a plataforma pela primeira vez, Malafaia sugere que comece pelos painéis indicados na figura, muitos dos quais foram desenvolvidos em conjunto com o Observatório da Agropecuária Brasileira. Especialista em cadeias produtivas, o pesquisador destaca que “essas ferramentas possibilitam o acesso a dados e informações atuais, além de séries anuais, que permitem o monitoramento de diversos aspectos da cadeia produtiva, de maneira ágil e sem custo”.

Também é possível encontrar estudos técnico-científicos elaborados pelos especialistas, como a 67ª edição do Boletim CiCarne, que traduz o conhecimento científico em temas estratégicos para a competitividade da cadeia; e os documentos técnicos, que são artigos científicos robustos que aprofundam determinadas temáticas.

As bases de dados, por sua vez, são divididas em nacionais e internacionais.

Anuário CiCarne da cadeia produtiva da carne bovina

Entre os destaques presentes na plataforma está o Anuário CiCarne da cadeia produtiva da carne bovina, que brevemente estará atualizado com os dados de 2024. Nele há o contexto da cadeia produtiva e números que demonstram características econômicas, de produção, consumo e comercialização.