Levar conhecimento aos profissionais do campo em municípios de Mato Grosso do Sul. Esse é o objetivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e da Bayer, que firmaram parceria nesta quinta-feira (02). A instituição percorrerá o Estado com a capacitação por meio de uma sala itinerante, equipada com simuladores disponibilizados pela empresa.
Os treinamentos serão sobre boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, ministrados por técnicos do Senar/MS. “A parceria é no sentido de levar melhores técnicas e conhecimentos, treinamento aos produtores em relação à aplicação dos insumos. Qual a melhor forma de aplicar, como aplicar de forma a economizar os insumos na aplicação e a ter menos impacto ambiental”, explica o superintende do Senar, Lucas Galvan.
As aulas teóricas e práticas ainda serão planejadas, mas a intenção é de que a iniciativa, que faz parte do Programa “I2X Acerte – Boas Práticas de Aplicação”, comece a percorrer o Estado já no início do ano que vem. “A ideia é rodar os principais municípios produtores de soja e milho, levando esse conhecimento ao produtor e num segundo período, voltar a falar sobre plantabilidade e colheita, que são os três principais fatores que determinam o sucesso produtivo das culturas no Estado”, continua Galvan.
Os interessados, em cada município onde a unidade móvel passar, deverão procurar o sindicato rural para se inscreverem.
Para a presidente da Bayer, Malu Nachreiner, a informação é o principal meio de impulsionar a agricultura, não só de Mato Grosso do Sul, como no país. “É uma parceria de longa data e o grande objetivo é como que nós podemos, juntos, contribuir para que a gente tenha uma agricultura, lá na ponta, com os agricultores, mais eficiente, com mais informação, tecnologia de ponta para que esse produtor possa produzir mais e de maneira mais sustentável”.