O Santander e a Esalq/USP divulgaram semana passada os 24 finalistas do Prêmio Novo Agro, uma forma de reconhecimento e valorização das atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro. Os pré-selecionados receberão visitas técnicas de especialistas da Esalq/USP e agrônomos do Santander para verificação in loco do case inscrito.
Após essas avaliações presenciais e uma nova triagem pela comissão julgadora, 8 vencedores serão escolhidos. A premiação será feita na segunda edição do ESALQSHOW – Feira de Inovação Tecnológica para o Agronegócio Sustentável, em evento que ocorrerá no dia 09 de outubro, às 10 horas, no campus da escola, em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo.
“Recebemos muitos cases de boas inciativas, de diversas culturas do agronegócio e de várias regiões do País, uma surpresa positiva em diversidade. É um sinal de que o produtor brasileiro é um empreendedor, tem olhado para o seu negócio no longo prazo e vem contribuindo para que o setor brasileiro seja reconhecido por sua inovação e sustentabilidade”, afirma Carlos Aguiar, diretor de Agronegócios do Santander Brasil. Os 24 finalistas estão localizados em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
O Prêmio Novo Agro busca abranger as boas práticas do produtor nacional nas seguintes categorias: Empreendedorismo, Sustentabilidade, Inovação e Mulher na Gestão. Puderam se inscrever desde os pequenos produtores até os de médio e grande porte e serão contemplados dois empreendedores por tema pelo seu porte.
“Ao valorizar e reconhecer práticas de produtores de pequeno, médio e grande portes nas quatro categorias, o Prêmio Novo Agro dá uma grande contribuição para que o Brasil caminhe para ser cada vez mais um campeão mundial da paz ao prover alimentos de qualidade para a crescente população mundial. A entrega do Prêmio durante o ESALQSHOW não poderia ser mais oportuna, já que o evento desempenha um importante papel de ser como um farol para o futuro da agricultura. E esse futuro deve ser cada vez mais produtivo e sustentável”, destaca Roberto Rodrigues, presidente do Conselho Consultivo do ESALQSHOW e ex-ministro da Agricultura.
Para o diretor da Esalq/USP, o Prêmio Novo Agro, que faz parte da agenda da Cátedra Luiz de Queiroz, “identifica iniciativas modernas na área de agricultura em categorias nas quais o êxito profissional concede aos produtores a chance de se destacarem em atitudes diligentes. Essa parceria entre o Santander e a Esalq, da Universidade de São Paulo, garante esse reconhecimento e transforma em estímulo o espírito empresarial no agro.”
Três projetos de Mato Grosso do Sul estão classificados para a grande final
Na categoria sustentabilidade médios/grandes produtores está Eduardo Folley Coelho de Campo Grande. O prêmio é um reconhecimento para toda e qualquer ação que promova desenvolvimento econômico sem impactar negativamente o ambiente e que contribua com a melhoria das condições sociais.
De Costa Rica, 327 km da capital, Maria Christina Clemencio Gonzaga Pacheco é finalista na categoria mulher na gestão médios/grandes produtores. Essa categoria irá premiar propriedades que promovam otimização de recursos de produção levando a um bem-estar social e ambiental. Mulheres que possuem gestão e liderança no agronegócio representam a igualdade de gêneros em um setor culturalmente ligado ao sexo masculino.
Sueli Noronha Kaiser de Paranaíba/MS, 400 km da capital, ficou classificada na categoria empreendedorismo médios/grandes produtores que promovam ações com o objetivo de alcançar sucesso do negócio por intermédio da introdução de produtos, serviços ou processos diferenciados em mercados existentes ou conduzindo ao surgimento de novos mercados.