Veículos de Comunicação

Agronegócio

Vacinação contra aftosa começa em maio com redução de dose da vacina

Mudança está prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da doença e é o primeiro passo para a suspensão total

Vacinação começará em maio deste ano, com a redução da dose na maioria dos Estados - Éder Campos/CBN
Vacinação começará em maio deste ano, com a redução da dose na maioria dos Estados - Éder Campos/CBN

Apenas no Acre, Espírito Santo e Paraná a dose será aplicada apenas em animais jovens (de até 24 meses de idade). O estado do Amapá, devidos a suas condições peculiares, realiza a vacinação anualmente somente no segundo semestre. A mudança da dose está prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, que deverá culminar com a retirada total da vacinação no país prevista até 2021.

O chefe do Serviço de Saúde Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Élvio Cazola, lembra que nessa primeira etapa de vacinação do ano, a maioria do país vai imunizar todo o rebanho, conforme calendário de vacinação disponível no site do Mapa.

Segundo ele, com a redução da dosagem, ocorram menos reações nos animais (caroços, inchaço). Além disso, com frascos menores, as vacinas ocuparão menos espaço, facilitando o transporte e reduzindo o custo de refrigeração. “Essa dose (redução) vem atender um anseio muito grande do setor. As reações serão menores, consequentemente ocorrerão menos perdas no abate pois não haverá rejeito da carne onde a vacina comprometeu a qualidade”, diz.

O ministério preparou um manual para fiscalização do comércio de vacinas contra a febre aftosa, atualizando a publicação de 2005. A versão digital, contendo orientações aos Serviços Veterinários Estaduais e aos distribuidores sobre a qualidade exigida ao produto deverá ser disponibilizada nesta semana.

INSTRUÇÕES

– Compre as vacinas somente em lojas registradas.
Verifique se estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C.
– Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.
– Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.
– Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.
– Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml.
– O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma.
– Lembre de preencher a declaração de vacinação e entregá-la ao serviço veterinário oficial do Estado, Iagro, acompanhado da nota fiscal de compra das vacinas.