As exportações sul-mato-grossenses de tilápia tiveram crescimento de 10,5% em valor, em 2020. Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, o Estado obteve US$ 5,57 milhões com as vendas, frente aos US$ 5,04 milhões registrados no ano anterior. O desempenho estadual ficou acima do patamar nacional, que registrou aumento de 4,4% no mesmo período, segundo o levantamento da Embrapa Pesca e Aquicultura.
Os dados são da Nota Técnica sobre as Exportações de Tilápia, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), e mostram que, ao longo do ano, as exportações oscilaram, com queda no segundo semestre, o que se deve, provavelmente, a crise sanitária do coronavírus.
Para o secretário da pasta, Jaime Verruck, os estímulos à cadeia no Estado são responsáveis pelo desempenho positivo. “Observamos sim, um impacto nas exportações, com uma oscilação principalmente no segundo e quarto trimestres de 2020. Mesmo assim, nosso Estado se manteve na liderança das exportações de tilápia, representando 87,7% das exportações nacionais desse pescado”.