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Aberta licitação para implantar pedágio na Ponte Rodoferroviária

Ponte rodoviária foi inaugurada em 1998 em Aparecida do Taboado

 - Ilustração
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A Secretaria de Estado de Obras Públicas anunciou, no começo dessa semana, a abertura da licitação para selecionar empresa que ficará responsável pelo pedágio sobre a Ponte Rodoferroviária, que liga Aparecida do Taboado ao Estado de São Paulo, sobre o rio Paraná. Os serviços serão de recuperação, manutenção, monitoração, conservação, operação, melhorias e exploração.

A licitação é organizada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) e Coordenadoria de Licitação de Obras (CLO). De acordo com a publicação, a licitação será aberta às 9 horas, do dia 20 de novembro e terá vantagem na concorrência a empresa ou consórcio que apresentar menor valor da Tarifa Básica de Pedágio.

Antes da determinação para a exploração do trecho da BR-158, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) era o responsável pela manutenção da ponte, desde a sua inauguração, em 1998. Em 2011, a ponte rodoferroviária passou a integrar o PNV (Plano Nacional de Viação), para receber recursos regulares para manutenção e melhorias.

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul assumiu a responsabilidade sobre a Ponte Rodoferroviária, no dia 18 de junho, quando o Governo Federal delegou ao Estado, a exploração do trecho da rodovia federal BR-158, que passa pela ponte.

Ponte

A ponte rodoferroviária interligando Mato Grosso do Sul a São Paulo foi inaugurada em 29 de maio de 1998, após um investimento de mais de R$ 800 milhões pelo Governo Federal e do Estado de São Paulo. A estrutura conta com quatro faixas para veículos na parte superior, duas em cada sentido, ligando as rodovias Euclides da Cunha (SP-320) e BR-158, sendo importante ligação entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na parte inferior, possui uma via ferroviária. Sua extensão total é de 3.700 metros, sendo, portanto, a maior ponte fluvial brasileira.

Sua construção possibilitou a conclusão da Ferrovia Ferronorte, que liga a malha ferroviária do Estado de São Paulo à cidade de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, permitindo o escoamento da produção de grãos de parte do Centro-Oeste brasileiro