Veículos de Comunicação

Aparecida do Taboado

Alta taxa de faltas a consultas nos primeiros meses do ano preocupa Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado afirma que os faltosos prejudicam pacientes à espera de consultas, exames e atendimentos odontológicos.

Números preocupam Secretaria de Saúde em Aparecida do Taboado (Foto: Toni Fernando/Cultura FM)
Números preocupam Secretaria de Saúde em Aparecida do Taboado (Foto: Toni Fernando/Cultura FM)

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça seu compromisso em oferecer diariamente vagas para exames, consultas médicas em diversas especialidades e atendimentos odontológicos.

Além dos serviços prestados nas seis unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF), médicos especialistas atendem na Unidade Básica de Saúde ‘Manoel Rodrigues da Silva’ – Postão e em clínicas especializadas, como oftalmologia e dermatologia.

No entanto, um grande desafio tem comprometido a eficiência do atendimento: a alta taxa de faltas às consultas e exames agendados. Muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não comparecem no dia marcado, prejudicando aqueles que aguardam por atendimento.

Nos primeiros meses de 2025, mais de 700 pacientes faltaram às consultas com especialistas, enquanto mais de 1.100 deixaram de comparecer às consultas odontológicas. A secretária adjunta de Saúde, Lidiane Souto, alerta sobre o impacto desse problema: “Cada ausência significa uma oportunidade desperdiçada para outro paciente que está na fila de espera. Além disso, médicos e dentistas deixam de atender pessoas que realmente necessitam”.

Em 2024, o problema foi ainda maior: mais de 2.800 consultas médicas foram desperdiçadas devido à ausência dos pacientes. Esse cenário não apenas prejudica quem precisa de atendimento, mas também pode comprometer a permanência dos profissionais credenciados, que recebem por consulta realizada. Se as faltas continuarem elevadas, o serviço pode se tornar financeiramente inviável, desmotivando os profissionais a continuarem atendendo no município.

A secretária de Saúde, Daiane Pupin, faz um apelo à população: “Se você agendou uma consulta médica ou odontológica, faça o possível para comparecer. Ao faltar, você não apenas prejudica outra pessoa que aguarda atendimento, mas também pode comprometer a continuidade do serviço”.

Saúde Bucal – De acordo com o diretor da Área Odontológica da Secretaria de Saúde, odontólogo Fernando Xavier Ajala Recalde, entre janeiro e 25 de março de 2025, mais de 40% dos pacientes agendados para atendimento odontológico não compareceram. Nos atendimentos realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e pelas ESFs, foram marcadas 2.926 consultas nesse período, porém 1.183 pacientes faltaram, reduzindo a capacidade de atendimento e impactando diretamente a população que aguarda por uma vaga.

Como evitar desperdício de consultas e exames – Se não puder comparecer no dia agendado, avise com antecedência para que outra pessoa possa ser atendida no seu lugar: Consultas médicas e exames: Entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (67) 99617-0688.

Atendimentos Odontológicos: É fundamental que os pacientes se conscientizem sobre a importância de comparecer aos agendamentos. As faltas sem aviso prévio resultam na perda de vagas que poderiam ser utilizadas por outras pessoas que necessitam do atendimento. Pedimos a colaboração de todos para garantir um serviço mais eficiente e acessível a todos.

Em 2025, nos primeiros meses já faltaram 706 pacientes que marcaram as consultas e não compareceram:
Ultrassonografia: 141 faltas
Ortopedia: 139 faltas
Ginecologia e Obstetra: 127 faltas
Oftalmologia:  85 faltas
Neurologia: 44 faltas
Pediatria: 41 faltas
Cardiologia: 30 faltas
Psiquiatria: 31 faltas
Urologia: 23 faltas
Gastroenterologia: 19 faltas
Pneumologia: 18 faltas
Dermatologia: 8 faltas
Totalizando 706 faltosos

Em 2024, os faltosos somam 2.888, nas seguintes especialidades médicas:
Ginecologia e Obstetra: 654 faltas
Ortopedia: 559 faltas
Ultrassonografia:462 faltas
Oftalmologia:  263 faltas
Pediatria: 229 faltas
Neurologia: 167 faltas
Dermatologia: 151 faltas
Cardiologia: 141 faltas
Gastroenterologia: 139 faltas
Urologia: 110 faltas
Psiquiatria: 13 faltas
Totalizando 2.888 faltosos

Já na saúde bucal 1.183 pessoas marcaram atendimentos e não compareceram:
ESF Jardim das Flores – 353 faltas
ESF Rural – 202 faltas
ESF Vila Pereira – 156 faltas
ESF Jardim do Lago – 155 faltas
ESF Vila Barbosa – 109 faltas
ESF Central – 85 faltas
CEO – 69 faltas
ESF São Jerônimo – 54 faltas
Totalizando 1.183 faltosos

Fonte: Diretoria de Comunicação/Prefeitura de Aparecida do Taboado