Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

Aparecida do Taboado intensifica ações de combate à dengue

Secretaria de Saúde investiga um caso suspeito de dengue hemorrágica registrada na região

Agentes de saúde estão percorrendo imóveis em busca de criadouros da doença - Departamento de Comunicação
Agentes de saúde estão percorrendo imóveis em busca de criadouros da doença - Departamento de Comunicação

A partir desta semana, com autorização da Secretaria de Estado de Saúde, através da Coordenação Estadual de Controle de Vetores, o departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, chefiado por Ismael Côgo, iniciou trabalhos com equipamento pesado de aspersão de inseticidas. O veículo UBV (Ultra Baixo Volume) Nebulisador Aerosol a Frio Veicular (Leco) estará sendo utilizado no combate ao vetor transmissor da Dengue e da febre Chikungunya, o mosquito Aedes Aegypti.

É importante observar que este equipamento só pode ser utilizado em último caso, em situações pré-epidêmicas ou de epidemia de dengue. O município de Aparecida do Taboado,até a semana passada, encontrava-se com 120 notificações de dengue. Destas, 34 foram confirmadas, por isso, houve autorização da Secretaria de Estado de Saúde para que o município utilize o Nebulisador Veicular.

O trabalho será realizado em cinco ciclos de aplicação, considerando as regiões que têm apresentado maior número de notificações.

MORTE

Atualmente, o município tem um óbito suspeito de ter sido ocasionado por dengue hemorrágica. O morador da região central morreu na cidade de São José do Rio Preto (SP). A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado de exames para confirmar se a causa foi, de fato, dengue hemorrágica.