Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

Aparecida sedia III Encontro Regional de Humanização

No encontro foram discutidas as principais necessidades da Saúde

Aparecida sedia III Encontro Regional de Humanização

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado foi sede do III Encontro Regional de Humanização. O evento ocorreu no Rotary Clube, na manhã de quinta-feira, 18, e contou com a participação de diversas cidades da Costa Leste.

Participaram representantes de unidades de saúde e hospitais das cidades de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba, Três Lagoas, Inocência, Santa Rita do Pardo e Brasilândia. O Encontro foi comandado pela psicóloga Irma Macário, consultora da Secretaria Estadual de Saúde, com a colaboração de Vanessa Begosso, auxiliar administrativa da Secretaria de Estado de Saúde, e Lucimara Martins, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.

Ao abrir o evento, Janete Almeida, diretora de área médica de Aparecida do Taboado, agradeceu a participação dos representantes da região e ressaltou ser de suma importância a união dos profissionais em saúde para melhorar o atendimento da população.

O prefeito Robinho Samara esteve na abertura do evento acompanhado de sua esposa Lucilene Tábuas Carrasco e, por sua vez, destacou a preocupação com a Saúde de Aparecida do Taboado e disse continuar na busca por melhoria no setor. “Trabalhar a Política Nacional de Humanização vem de encontro com a maior necessidade que nós temos que é a de melhorar o acolhimento nas portas de entrada de nossas unidades, para que as pessoas sejam recebidas com maior conforto, qualidade e dedicação. No mesmo sentido, para que sejam informadas de como e quando suas necessidades serão atendidas nas Unidades de Saúde que temos”, falou.

Irma Macário explicou que este processo de formação para a Política Nacional de Humanização visa à implantação dela nos municípios da macrorregião de Três Lagoas. “Como esta é uma política que tem por objetivo fazer conversações descentralizadas, nós estamos fazendo o nosso terceiro encontro. O nosso primeiro encontro foi em Paranaíba, o segundo em Campo Grande e agora em Aparecida do Taboado, visando trabalhar com os municípios da macrorregião a parte teórica e os planos de ação”, disse.

A consultora da Secretaria Estadual de Saúde salientou ainda que o processo é vantajoso para o usuário da Rede Pública de Saúde, pois ao receber o atendimento este terá um acolhimento mais humanizado; para o gestor, por conseguir trabalhar de uma forma mais organizada, regionalizada e com conhecimento; e para o trabalhador, porque passa a conhecer todo o processo de humanização e melhora o atendimento do município.

No encontro foram discutidas as principais necessidades da Saúde da região e analisadas as maneiras adotadas pelos municípios para a implantação da Política Nacional de Humanização para cada tipo de serviço oferecido. O próximo encontro ocorrerá em Três Lagoas em forma de seminário.