Nesta quinta-feira, dia 16, a Associação de Voluntários no Combate ao Câncer (AVCC) realizará uma carreta para alertar da importância do Outubro Rosa, mês que é dedicado a prevenção do câncer de mama. Luzia Souza, presidente da Associação explica que este tipo de câncer tem maior incidência nas mulheres, mas os homem também são vítimas.
A carreata terá início às 8h, com saída na Avenida Três Lagoas, em frente a Sertão, os carros passarão pelas principais ruas do Centro e segue até a Yamaha Motos, na Avenida Coronel Gustavo. “Todos estão convidados para participar conosco, esperamos todos”, disse.
Luzia explica que no sexo masculino são cerca de 1% dos casos, mas a falta de informação a respeito do câncer de mama no homem, até pelo tabu, impede que eles façam o autoexame. “Muitas vezes quando eles procuram o médico o caso já está avançado”, disse.
Nas mulheres, esclarece, há uma taxa maior de câncer devido aos hormônios, e neste caso, como a concentração de hormônios femininos é maior, e a exposição a eles também, por isso, elas há mais casos de mulheres, conforme Luzia. “A mama da mulher é muito mais exposta ao hormônio feminino do que o homem, fora isso, a quantidade de glândulas mamárias na mulher é maior, assim também fica maior para o surgimento dos tumores”, enfatiza.
Para os homens, ressalta os sintomas são dor, sensibilidade, caroços e aumento no volume das mamas, conforme Luzia, que também destaca que há cura, como nas mulheres. “A atitude preventiva é muito importante”, disse.
Haverá também um outra ação da campanha Outubro Rosa na cidade, o dia escolhido foi 18 de outubro, um sábado, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando neste dia para que as mulheres possam fazer o exame preventivo e também pedidos de mamografia.
As mamografias são feitas gratuitamente na Santa Casa de Paranaíba e de acordo com a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher, Katiusse Seraguci, é importante as mulheres fazerem o autoexame e caso seja detectado alguma alteração procurar um médico. Ela alerta ainda sobre a importância de fazer o exame preventivo, que deve ser feito anualmente, para prevenção do câncer de colo de útero.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).