Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

Banda Marcial é reativada na Escola João Chama de Aparecida do Taboado

Projeto reúne alunos de diferentes anos

Banda é formada por meninos e meninas de diversas idades - Departamento de Comunicação
Banda é formada por meninos e meninas de diversas idades - Departamento de Comunicação

Aparecida do Taboado volta a contar com a Banda Marcial, agora com a colaboração dos alunos da Escola Municipal João Chama. O projeto foi apresentado na quadra da unidade escolar, na semana passada, e contou com a presença do prefeito Robinho Samara, secretária de Educação, Ana Elizabete de Lima Garcia, diretores das escolas municipais, pais e alunos.

A Banda Marcial reúne alunos de diferentes anos e está sendo organizada pelos maestros Edi Carlos Lisboa da Silva e Nilson Faria de Oliveira, que durante a primeira apresentação tiveram a colaboração do instrutor Alessandro Borges. Eles apresentaram as músicas: “Can’t Help Falling In Love”, de Elvis Presley; “Então é Natal”, de John Lenon/ Yoko Ono; e “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento.

Segundo a diretora Eva Maria de Jesus, a banda foi formada por meio do projeto “Música na Escola” e a missão é “resgatar a beleza da boa música das bandas marciais e também oportunizar aos alunos aprender a tocar um instrumento, a ter disciplina e ordem e ser um orgulho na escola e no município”.

O prefeito Robinho Samara salientou a satisfação de ver os alunos na formação da banda. “Eu me sinto feliz e é mais um motivo de orgulho, pois a Secretaria de Educação, a Escola João Chama e toda equipe resgatam a Banda Marcial. Meu pai criou a Guarda Municipal e a Fanfarra que na época se formou a banda e de lá se formaram grandes músicos e professores”, lembrou.

Robinho garantiu que irá buscar recursos para fortalecer a Banda Marcial da Escola João Chama com novos instrumentos. “Farei o possível para que a banda cresça. Sentimos alegria ao investir no ser humano, na criança de Aparecida do Taboado. Aproveito para parabenizar aos maestros Edi, Alessandro e Nilson, pela coragem em voltar a reerguer a banda”, falou.

Adélia Samara, convidada especial para a apresentação da banda, parabenizou a diretora Eva, que já foi aluna da Escola Estadual Ernesto Rodrigues quando ela era diretora. “Educar é exercer a mais bela, a mais sagrada de todas as profissões. A banda com os alunos irá encantar a todos. […] Eu sou apaixonada por bandas marciais e quando a Eva assumiu a direção da escola a primeira coisa que pedi, além de oferecer ensino de qualidade, foi que queria uma banda tão bonita quanto naquela época em que ela era aluna; fiz este pedido confiante no seu talento e a confirmação de que eu estava certa é essa apresentação que deixa evidente a coragem e a determinação desta direção”, destacou.

“Poetas do Amanhã”

A apresentação da Banda Marcial ocorreu durante importante evento cultural para a conclusão do projeto “Poetas do Amanhã”.

Foi realizado um Sarau, desenvolvido com os alunos do 5º ano A, da professora Sebastiana, com apresentações de poesias criadas durante o ano letivo.

Para finalizar, a professora Sebastiana criou um vídeo em agradecimento ao empenho dos alunos durante o ano, com fotos mostrando os seus melhores momentos.