Veículos de Comunicação

Resultado

Campanha contra raiva vacinou quase 4 mil animais em Chapadão do Sul

Pessoas que não vacinaram seus animais devem levar ao Canil Municipal para vacinar

Raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode ser transmitida para animais e ao homem - Divulgação/Assessoria
Raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode ser transmitida para animais e ao homem - Divulgação/Assessoria

A Secretaria de Saúde e da SEDEMA informa que a vacinação contra a Raiva obteve  resultado positivo na zona urbana, na ação que aconteceu no último sábado (22), com a vacinação de 3956 animais.

 No ano passado, foram vacinados 3419 cães e 308 gatos, na zona urbana. Já em 2018, na zona urbana foram vacinados 3578 cães e 378 gatos, superando a vacinação do ano anterior, com aumento de 4%. Até novembro a vacinação será realizada na zona rural. 

As pessoas que não vacinaram seus animais devem levar ao Canil Municipal para vacinar, enquanto tiver vacina em estoque.

Raiva

A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode ser transmitida para animais (mamíferos) e ao homem, é uma zoonose. A transmissão se dá através do contato com animal infectado, principalmente pela mordedura ou lambida do cão em feridas abertas, arranhões e mucosa.  A saliva é o local onde o vírus tem sua maior concentração e pode estar presente até cinco dias antes de manifestar os sintomas. Na zona urbana os cães são os principais transmissores da doença. (Com informações da Assessoria de Aparecida do Taboado)