No feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira,4, será realizada no Santuário Diocesano, uma missa para celebrar a presença do corpo e sangue de Cristo e, em seguida, ocorrerá uma procissão pelas principais ruas da cidade, reunindo centenas de fiéis. A missa terá início às 18h.
O pároco Alexandre Alves Moreira explicou que essa é uma forma de os católicos expressarem a fé e a comunhão. “Convidamos a todos que quiserem para participar conosco dessa celebração”, disse.
A comemoração de Corpus Christi, explicou o pároco, é a data que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.
História
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consiste em uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses. (Com informações Costa Leste News).