Nos dias 08 e 09 de novembro foi realizado o curso “Capacitação de Urgência Emergência” para enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos promovida pela Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado (FESAT), que tem trabalhado para capacitar os funcionários do Hospital Municipal e oferecer um serviço de excelência para toda a população aparecidense.
Conforme a diretora da FESAT, Danielen Schuhmann o objetivo é capacitar os funcionários para atender os pacientes do Pronto Socorro com as providências necessárias. Simone Crispin, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente de Mato Grosso do Sul (NEP/MS) e cinco instrutores foram responsáveis pelas aulas teóricas e práticas.
O prefeito Robinho Samara visitou o treinamento e parabenizou os profissionais participantes. “A Saúde de Aparecida do Taboado está no caminho para melhorar e acredito que com uma equipe capacitada e bem preparada é possível que esta área avance; e quem ganha com isso é a população”, disse.
Segundo explicou a diretora de Atenção à Saúde da FESAT, Fernanda Moscheta Welter, diversos temas foram apresentados durante as aulas teóricas, tais como: choques, traumas, insuficiência, Infarto Agudo do Miocárdio, parada cardiorrespiratória e suporte avançado de vida básico. Já as aulas práticas foram em forma de simulação, chamadas de “estações” pelos instrutores, onde os capacitados aprendiam a prestar o atendimento como se estivesse dentro de um Pronto Socorro.