Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

FESAT realiza curso de acolhimento

Objetivo do curso foi capacitar os profissionais para situações de urgência e emergência

 - Divulgação
- Divulgação

A Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado realizou, no sábado e domingo, 11 e 12, no Rotary Clube de Aparecida do Taboado, curso de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco para a equipe de enfermagem do Hospital do Município.

De acordo com a diretora geral da FESAT, Danielen Schuhmann, o objetivo do curso foi capacitar os profissionais para situações de urgência e emergência. Segundo ela, a tecnologia de Avaliação com classificação de risco pressupõe a determinação de agilidade no atendimento a partir da análise, sob a óptica de protocolo pré-estabelecido, do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada, ou seja, os usuários devem ser atendidos de acordo com a complexidade de seu quadro, e não com a velha lógica da fila formada por ordem de ingresso dentro do hospital. “Nessa lógica, os atendimentos são classificados em níveis de complexidade, e as pessoas devem ser informadas acerca do tempo de espera”, explicou.

Situações de baixa complexidade podem chegar a aguardar até quatro horas dependendo do fluxo do Pronto Socorro. Já as grandes urgências sequer são barradas, e já entram direto e de imediato para a sala de urgência.

O secretário de Saúde, Luciano Silva, acompanhou a abertura do curso e enfatizou a preocupação da Secretaria de Saúde quanto à capacitação dos profissionais em Saúde para um atendimento de excelência no Hospital do Município.

Conforme Luciano, este curso de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco vem de encontro com as necessidades do município e poderá salvar vidas na unidade hospitalar, bem como fazer com que cada dia mais o ingresso dos usuários para atendimento na unidade hospitalar seja mais justo e equânime.