Veículos de Comunicação

'saunas' De Aula

Mães reclamam de forte calor em creche municipal

Aparelhos de ar condicionado instalados não funcionam por falta de fiação

Ar condicionado instalado sem funcionar em sala de aula - Gabrielly Almeida/JPNews
Ar condicionado instalado sem funcionar em sala de aula - Gabrielly Almeida/JPNews

O calor dos últimos dias tem sido insuportável! A realidade não está sendo diferente nas salas de aulas. Na creche municipal, Adalberto Rodrigues de Almeida, localizada na vila Pereira em Aparecida do Taboado (MS), as salas de aula são mais parecidas com saunas. Os aparelhos de ar-condicionado não funcionam, fazendo as crianças sofrerem com as altas temperaturas do verão aparecidense. Mesmo sendo um prédio considerado novo, inaugurado em maio de 2018, a obra não possui nas salas de aula fiação elétrica para a instalação de aparelhos de ar condicionado. Apenas a sala dos professores e direção receberam essa adequação.

Esta semana, uma mãe procurou a nossa reportagem para fazer a denúncia. Tacianny Vargas Queiróz, 28 anos, disse que as janelas e portas das salas são fechadas, isolando o ambiente para climatização. Sem refrigeração, a sala vira uma verdadeira estufa, aumentando o calor que, do lado de fora, já é de quase de 40 graus. “A diretora afirma que as salas possuem os aparelhos de ar condicionado, mas que eles não funcionam e, enquanto isso, os alunos têm que enfrentar o calor todos os dias nas salas de aulas”, afirmou.

“A direção só sabe informar que os aparelhos estão instalados, mas que eles não sabem quando vão funcionar”.  Desde o começo do ano está nisso e já estamos no mês de novembro praticamente”, criticou ela.

A creche foi inaugurada em maio do ano passado sem as adequações para receber aparelhos de ar condicionado nas salas de aula. No entanto, no início deste ano a administração municipal adquiriu através de licitação a compra e instalação dos aparelhos de ar, mesmo tendo conhecimento da inexistência de fiação elétrica para o seu funcionamento.

                                  (Aparelhos de ar condicionado não funcionam por falta de fiação)                  

A secretária municipal de educação, Margarida Matos, procurada pela nossa reportagem disse que o pedido de licitação para a instalação da fiação nas salas de aula foi encaminhado ao setor responsável e que ela aguarda um posicionamento. Questionada sobre a data desse pedido, a secretária não soube informar.

Já o secretário municipal de administração, Jari Augusto, quando procurado pela nossa reportagem e questionado sobre esse pedido da secretária de educação para o setor de licitação, o mesmo ficou surpreso com o constatado. O secretário, levantou as informações e pode averiguar que o pedido realmente foi encaminhado para o setor de licitação, no entanto, aguarda na gaveta desde maio deste ano, ou seja, já se passaram 06 meses e nenhum procedimento foi adotado para dar andamento no processo de aquisição de material e instalação elétrica nas salas de aula da creche Adalberto Rodrigues de Almeida. Enquanto isso, as crianças continuam sofrendo nas "saunas" de aula.

Planejamento

Tem equipamentos novos de ar-condicionado em todas as salas de aula, mas eles não podem ser ligados, pois falta fiação elétrica. A falta de planejamento fez com que a prefeitura municipal optasse por primeiro em adquirir os equipamentos através de processo licitatório e instalá-los sem antes resolver o problema da falta de fiação. Um absurdo, pois no auge do verão as crianças sofrem com o calor e também os profissionais que ali trabalham. O investimento para deixá-los funcionando não é alto, sendo que todos os aparelhos já estão instalados. Tem coisas que podem ser realizadas, sem a necessidade de cobrar.  

Portanto, já passou o tempo em que se pensava no ar-condicionado como um luxo. O conforto térmico e ambiental é fundamental para o ambiente em sala de aula, até pelas questões cognitivas. Estar em um ambiente termicamente desconfortável é ruim para a concentração. Os alunos ficam mais dispersos e têm que lidar com desconforto físico, suor e até mal-estar.