Veículos de Comunicação

Maracaju

População de Aparecida é orientada sobre exploração sexual e violência contra mulheres

Equipe assistencial fez a distribuição de chaveiros da campanha e fixou cartazes e faixas em pontos estratégicos

Folders e chaveiros do Disque 100 foram distribuídos - Divulgação
Folders e chaveiros do Disque 100 foram distribuídos - Divulgação

Com o objetivo de atingir a sociedade aparecidense e principalmente os turistas que transitaram por Aparecida do Taboado durante a 46º Festa do Peão – “Taboadão 2015”, que ocorreu de 29 de abril a 2 de maio, a equipe da Secretaria de Municipal de Assistência Social realizou uma campanha para conscientizar sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e violência contra a mulher.

A ação foi desenvolvida no semáforo da avenida Presidente Vargas, esquina com a avenida Orlando Mascarenhas Pereira, no primeiro dia de festa, dia 29 de abril. A secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, reuniu todos os servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para distribuir folders explicativos sobre os crimes e fazer as orientações sobre a importância da denúncia pelo Disque 100.

Além disso, a equipe assistencial fez a distribuição de chaveiros da campanha e fixou cartazes e faixas em pontos estratégicos na cidade, onde há maior fluxo de cidadãos, como, por exemplo, Casa Lotérica e Rodoviária. Segundo a secretária, a campanha é desenvolvida todos os anos a fim de conscientizar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e mulheres em situação de violência. “O Creas está pronto para atender as ocorrências de violência. Nós trabalhamos com assistente social e psicóloga. Nosso principal objetivo é defender os direitos das pessoas”, ressaltou a secretária Lucilene.

As denúncias feitas pelo Disque 100 são sigilosas e, conforme explicou a secretária, qualquer cidadão pode efetuar uma denúncia caso perceba alguma atitude estranha. A equipe do Creas vai até o local indicado para averiguar e se realmente constatado caso de abuso, violência ou exploração sexual, o caso é acompanhado e tomam-se as medidas cabíveis.