Nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro Pedagógico e Cultural Professor Agrício José Tolentinho, os professores das redes municipal e estadual participaram do II Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
A secretária de Educação, Ana Elizabete de Lima Garcia, abriu o evento se colocando à disposição para as necessidades do PNAIC e ressaltou não medir esforços para melhorar a educação a cada dia. O programa com o Governo Federal, contou, garante ao aluno que ele seja alfabetizado até o 3º ano do ensino fundamental e garante também a formação continuada de todos os professores. “Nós estamos investindo e tentando a cada dia melhorar e qualificar os nossos professores, para que ele possa preparar melhor os nossos alunos”, disse.
Palestras, apresentações culturais dos alunos das redes municipal e estadual e apresentações orais dos professores fizeram parte do seminário. No dia 13, o evento iniciou com a palestra da professora Terezinha Bazé de Lima (UNIGRAN/Três Lagoas) que ministrou sobre o tema: “O compromisso da Escola e do Professor com o processo de alfabetização da criança aos oito anos de idade: O pacto da alfabetização na idade certa”. No período da tarde a professora doutora Ana Lúcia Espíndola (UFMS/Três Lagoas) trouxe o tema: “Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a consciência fonológica: alguns estudos teóricos e as ações do PNAIC”. Já no dia 14 o seminário contou com apresentações orais dos professores alfabetizadores municipais e estaduais.
As apresentações culturais ficaram por conta dos alunos da Escola Municipal Ana Maria do Nascimento, com a poesia “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes; alunos da Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi, com a dança “Sítio do Pica Pau Amarelo”; alunos da Escola Municipal Coronel João Alves Lara, com a poesia “A Lagoa”, de Carlos Drummond de Andrade e música “A casa”, de Vinícius de Moraes; e os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) dançaram a música “Sutilmente” e “Balada Louca”.
Rosenilda Leonel de Souza, coordenadora do PNAIC no município, destacou que o seminário é a finalização de um trabalho de excelência desenvolvido no município com os alunos e professores. “Nós recebemos o total apoio da Secretaria Municipal de Educação para que tudo corresse dentro do que nós imaginávamos. Os nossos professores são guerreiros, pois durante a execução do Pacto, davam aulas o dia inteiro e no final da tarde estavam reunidos por mais quatro horas de estudo. Eles estão empenhados na melhora da qualidade de educação em nosso município e a qualidade de aprendizagem dos alunos”.