Veículos de Comunicação

Pensando

Vivemos a era das opiniões

Leia artigo de Eduardo Schiavoni

Eduardo Schiavoni
Eduardo Schiavoni

Ter opinião é cool. Não se pode ser alguém descolado sem ter opinião sobre tudo. Do Petrolão ao último álbum do One Direction, passando por filosofia, moda e futebol. Temos que nos manifestarmos sobre tudo.

Eleição nos EUA? Quantos especialistas! 
Política econômica? Milhares de doutores!
Física nuclear? Opa, manjamos tudo!

No mundo onde temos à disposição uma enxurrada de informação, o que se vê são opiniões superficiais, de gente que sequer entende sobre o que está opinando.

Até algumas décadas, alguém precisava ser especialista em um assunto para comentá-lo. Geralmente pesquisadores que ralaram anos estudando não só o assunto, mas acumulando extensa base de conhecimento para comentá-lo.

As redes sociais, penso eu, amplificaram tal realidade. Aquele tio do churrasco que era ignorado nas reuniões da família, aquele que ninguém dava muito bola e que só falava borracha, está todo pimpão nas redes sociais destilando conhecimento.

Na era da informação, criamos um novo tipo de especialista. O que comenta sobre tudo, a qualquer momento, levando exatamente o tempo que leva para abrir a bocarra para pensar sobre o que vai falar.

*É jornalista.