A atriz Leila Lopes foi encontrada morta na madrugada desta quinta-feira (3) no apartamento onde morava no bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com o registro da ocorrência policial, ela tinha 50 anos.
O corpo foi achado por uma amiga da atriz, que foi ao apartamento a pedido do marido, já que ela não atendia a telefonemas.
Leila Lopes deixou cartas escritas de próprio punho, nas quais disse que tomaria veneno para se matar.
Ela escreveu duas cartas, uma de cinco páginas e outra de sete, destinada à família. De acordo com o que apurou a reportagem, a atriz afirma no texto que tomava remédios para dormir e que estava cansada da vida de exercícios em uma academia de ginástica.
Em uma das cartas, Leila Lopes agradeceu à imprensa e deixou uma relação de telefones de pessoas a serem avisadas.
De acordo com o registro do boletim de ocorrência, o marido da atriz ligou para a dentista Liliana Nieto Alonso, amiga da atriz que morava no mesmo prédio, pedindo que ela solicitasse à portaria para entrar em contato com Leila porque ela não atendia a telefonemas.
Como o porteiro também não conseguiu falar com a atriz, o marido, de acordo com o boletim, pediu à amiga que levasse um chaveiro ao apartamento. Segundo a polícia, a amiga contou que o marido estava preocupado com Leila porque ela estava com problemas de saúde.
Ainda de acordo com informações do boletim de ocorrência, quando o chaveiro abriu a porta do apartamento, a amiga encontrou a atriz caída no chão, diante da cama do quarto do casal.
Segundo o chaveiro relatou à polícia, a amiga saiu do apartamento gritando que a atriz havia morrido. O chaveiro disse ter ido até o quarto e observou que a atriz aparentava não estar respirando.
Liliana Nieto Alonso, de 36 anos, afirmou que estava abalada e preferia não falar com a imprensa. “A gente está muito abalado. Eu gostava muito dela”. Liliana disse ter visto Leila Lopes pela última vez há cerca de uma semana.
O boletim de ocorrência informa que, chamada ao local, a polícia localizou no quarto embalagens de remédios usados e um prato com restos de comida misturados a um veneno de rato, conhecido como "chumbinho".
O caso foi registrado no 89º Distrito Policial, no Morumbi, e, segundo a polícia, é investigado como suicídio.
De acordo com o assessor de imprensa de Leila Lopes, Cacau Oliver, ela estava "se sentindo ótima" e não tinha mais dores relacionadas ao problema de saúde que enfrentou em outubro. Ele, no entanto, não soube informar se a atriz ainda tomava medicamentos.
"Falei ontem com a Leila. [Ela] estava muito decepcionada com relação ao trabalho. Estava apresentando um programa [em um canal adulto] e tinha muitos problemas, cancelamentos constantes na gravações", conta o assessor. Ele diz que, em conversa na semana passada, a atriz disse que queria jogar tudo para o ar e chegou a afirmar: "É definitivo".
Ainda de acordo com o assessor, Leila havia reatado o casamento com Jean Fronterotta. Em conversa com o marido da atriz na manhã desta quinta-feira, ele teria dito a Oliver que a intenção da família é levar o corpo para o Sul, para o velório e o enterro. A família da atriz vive próximo a Florianópolis.
A assessora Suely Couto, que esteve nesta quinta no Instituto Médico-Legal e se apresentou como amiga de Leila Lopes, disse não acreditar na hipótese de suicídio.
Ela disse que encontrou Leila na última terça-feira (1). “Ela foi testemunha minha num processo no fórum e estava ótima, conversamos, brincamos”, contou.
Suely contou que Leila estava sem trabalho, mas que começaria a ensaiar uma peça no ano que vem, quando voltasse da viagem. “Na terça eu falei para ela se animar, que iam aparecer trabalhos, coisa que a gente diz para toda amiga”, afirmou.
Idade
Embora informações divulgadas anteriormente sobre a atriz indicassem que ela tinha 40 anos, a data de nascimento de Leila Lopes no boletim de ocorrência é 19 de novembro de 1959, segundo informou a delegada titular do 89º DP, Silvana Françolin.
Carreira
Entre os principais trabalhos de Leila Lopes na TV estão as novelas "Pantanal", em 1990, quando interpretou Lúcia; "O Rei do Gado", em 1996, como Suzane; e "Renascer", em 1993, no papel da professorinha Lu.
Nascida em São Leopoldo (RS), Leila Lopes também fez um ensaio fotográfico para a edição de março de 1997 da Revista "Playboy". Após 2008, passou a fazer filmes pornográficos.