Os 12 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (REME) em Ponta Porã retornam às aulas na próxima segunda-feira (14).
O município possui 15 escolas na área urbana, somados a mais quatro escolas rurais e outros sete CEINF´s (Centro de Educação Infantil).
De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Mirta Landolfi, já ocorreu a abertura do ano escolar com reuniões com os gestores e secretários escolares.
A REME já realizou a abertura do ano letivo com diretores e coordenadores em evento no dia 03 de fevereiro no Centro de convenções.
Entre os dias 07 a 11 de fevereiro acontece a Jornada Pedagógica nas instituições de ensino, tendo como objetivo central orientação e capacitação dos educadores visando o retorno das atividades escolares.
A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria municipal de Educação, realiza a posse aos professores da educação infantil e ensino fundamental aprovados em processo seletivo específico.
Já foi publicado no Diário Oficial do município nesta semana o protocolo de retorno às aulas com alterações necessárias para o retorno presencial. “Todas as ações estão sendo planejadas e organizadas para termos um retorno seguro com atendimento de qualidade para todos os estudantes”, lembra a secretária de Educação.
INVESTIMENTOS
Na abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores, o prefeito Hélio Peluffo lembrou dos investimentos realizados na área educacional de Ponta Porã.
O Prefeito Hélio Peluffo destacou os avanços conseguidos na Educação: ampliação da Escola Manoel Martins – 10 salas de aula; refeitório, sanitário feminino e masculino e sala de planejamento.
Reforma e ampliação da Escola Osvaldo de Almeida Matos, no Distrito da Cabeceira do Apa; Reforma e ampliação do CEINF Joana Franco Ferreira Barrios: mais 06 salas de aula, biblioteca, sala de Professores, cozinha, depósito, lavanderia, despensa e banheiros. As obras estão em fase final de conclusão.
Em 2021, as Escolas Marcondes Fernandes, João Carlos Pinheiro Marques, Conceição Capiberibe Saldanha, Pref. Adê Marques e Graças tiveram suas obras concluídas e o resultado foi 23 novas salas de aula.
Ainda na área da Educação, estão em fase de licitação para execução conjunta com o Governo do Estado: a reforma e ampliação da Escola João Carlos Pinheiro Marques: 12 salas de aula, sanitários masculino e feminino e PNE.
Reforma e ampliação da Escola Jardim Ivone: são mais 10 salas de aula, refeitório, cozinha, sanitário masculino e feminino e PNE. No total, serão mais 88 novas salas de aula, que equivalem a quatro grandes escolas com 22 salas de aula.
As compras para a Educação totalizaram mais de R$ 17 milhões de reais e representam ganho na qualidade de ensino, conforme dados apresentados pelo prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho.