Simultaneamente ao início das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) iniciou a auditoria de 20 urnas eletrônicas, sorteadas de diversos municípios do estado.
O processo, que será realizado ao longo do dia no Fórum Eleitoral de Campo Grande, busca garantir a integridade do sistema e confirmar se os votos apurados correspondem aos votos registrados.
O presidente da Comissão de Auditoria do TRE-MS, Wilson Leite Corrêa, informou que a auditoria vai até as 16h. “As urnas foram sorteadas ontem, e estamos verificando se os votos computados são exatamente os mesmos lançados pelos eleitores. Até agora, todas as 20 urnas estão operando normalmente, sem problemas”, destacou Corrêa.
Desde 2022, o número de urnas auditadas aumentou, passando de três para 20, tornando o processo mais robusto. A equipe do TRE-MS, junto com auditores externos trabalha em conjunto para assegurar a transparência da auditoria. “Esse procedimento é essencial para garantir que o eleitor tenha confiança de que o voto lançado é o mesmo que será apurado”, ressaltou Corrêa.
No fim do processo, um relatório comparará os votos registrados com os apurados. Essa verificação, feita de forma eletrônica e manual, garante que não houve falhas. “O batimento dos dados é feito com as cédulas e registrado para verificação posterior”, explicou o presidente da comissão.