Veículos de Comunicação

ELEIÇÕES 2024

Abstenção supera os 20% no estado e é considerada dentro da normalidade pela Justiça Eleitoral 

Proximidade com feriado e desinteresse são apontados como alguns dos motivos para ausência do eleitor às urnas no domingo

Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, juiz auxiliar da presidência do TRE/MS
Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, juiz auxiliar da presidência do TRE/MS | Foto: Karina Anunciato/ CBN-CG

Mais de 20% dos eleitores de Mato Grosso do Sul não compareceram às urnas de votação nas eleições desse domingo (6). O número registrado no estado é semelhante ao percentual verificado em Campo Grande.

Apenas na Capital, 164.799 eleitores não votaram, o que corresponde a 25,50% de abstenções, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em entrevista ao Jornal CBN Campo Grande, o juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, fez balanço do pleito eleitoral no final de semana e destacou o que pode ter contribuído para este número de abstenções no estado.

“Historicamente, as abstenções giram em torno de 20% no país, sejam as eleições gerais, sejam as eleições municipais. Este ano, nós tivemos um percentual de abstenção um pouco maior, não chegou a 30%, maior de 20. Este quadro pode ser por causa de um feriado prolongado, principalmente, aqui no estado esta semana que vem. Nós temos aí ,eventualmente, o desinteresse da população pela política, mas isso não foge muito da margem histórica do percentual de abstenções anteriores”, avaliou o magistrado.

Confira a entrevista completa:

 CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG