Veículos de Comunicação

CULTURA E EDUCAÇÃO

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras disponibiliza palestras e rodas de conversas dos imortais em vídeos

Temas como 'As línguas do Brasil', 'Machado de Assis' e 'Manoel de Barros' estão disponíveis para acesso gratuito

Um dos encontros históricos entre imortais da ASL
Um dos encontros históricos entre imortais da ASL | Foto: Reprodução/ASL

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) disponibilizou em vídeos as palestras realizadas durante os nove Chás e Rodas Acadêmicas de 2024, promovidas no auditório da instituição, dentro do ciclo da programação ‘ABL na ASL: Palestras Imortais’.

Os vídeos estão disponíveis de forma gratuita, no site da ASL e reúnem os temas debatidos ao longo do ano, que foram: ‘As línguas do Brasil’, ‘Machado de Assis’, ‘Literatura e seu modo de usar’, ‘Constituição de 1824’, ‘A produção literária do sertão brasileiro’, bem como os ícones da cultura e literatura de MS Hildebrando Campestrini, Manoel de Barros, Professora Glorinha e Ulysses Serra.

O projeto é resultado de uma parceria entre a ASL e a Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (Setesc), por meio da Fundação de Cultura de MS, visando difundir, estimular e valorizar a leitura e a educação no estado.

Cinco imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) ─ Ana Maria Machado, Antônio Torres, Arno Wehling, João Almino e Ricardo Cavaliere ─ participaram dos chás. Pela ASL, 12 imortais estiveram envolvidos na programação das rodas: Américo Calheiros, Elizabeth Fonseca, Henrique de Medeiros, Lenilde Ramos, Marisa Serrano, Raquel Naveira, Reginaldo Araújo, Rubênio Marcelo, Samuel Medeiros e Sérgio Cruz.

Para o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, “a disponibilização em vídeo das palestras possibilita a todos os interessados um acesso fácil ao conteúdo, com temas de interesse para a cultura“.

Palestras disponíveis