A Aldeia Porto Lindo, em Japorã, receberá nos dias 5 e 6 de abril mais uma edição do projeto “MS em Ação”, que leva serviços públicos gratuitos às comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.
A expectativa é de que aproximadamente 4 mil indígenas das etnias Guarani e Ñandeva-Guarani sejam atendidos.
Entre os serviços ofertados estão emissão de RG, CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, além da possibilidade de realizar casamentos, divórcios, atendimentos médicos, odontológicos e jurídicos.
Nesta edição, os atendimentos serão concentrados na Escola Municipal Indígena Mbo’Ehao Tekoha Guarani Polo, dentro da própria aldeia.
A proposta é facilitar o acesso a serviços básicos que, em muitos casos, estão distantes do cotidiano das comunidades indígenas.
Criado em 2023, o projeto já beneficiou mais de 30 mil indígenas em diversas regiões do Estado, com a emissão de documentos civis, atendimentos médicos e odontológicos, orientação jurídica, entre outros serviços.
A ação é coordenada pelas Secretarias Estaduais de Justiça e Segurança Pública e de Cidadania, com apoio de instituições como Fiems, Senac, Prefeitura de Japorã, além das secretarias estadual e municipal de Saúde e Educação.
Na edição anterior, realizada em novembro na Aldeia Te’yikue, em Caarapó, mais de 40 serviços foram oferecidos. Uma das beneficiadas, Silene Cáceres, conseguiu emitir documentos para ela e para a filha. “Isso é muito importante para nós. Muitas vezes temos dificuldades de ir à cidade, mas o pessoal veio até aqui”, relatou.
*Com informações da Sejusp