Veículos de Comunicação

CBN AGRO

Acordo entre Conab e BNDES visa expandir armazéns alimentícios

Reduzir custos e agilizar processos estão entre os objetivos da Companhia

Unidades de Mato Grosso do Sul devem ser contempladas com melhorias previstas no acordo. Foto: Arquivo CBN-CG
Unidades de Mato Grosso do Sul devem ser contempladas com melhorias previstas no acordo. Foto: Arquivo CBN-CG

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmaram um acordo para aprimorar e ampliar a eficiência operacional da Conab.

O objetivo é aumentar a capacidade de armazenamento em 33%, passando de 900 mil para 1,2 milhão de toneladas. Isso será possível com recursos obtidos pela desmobilização de nove imóveis da Companhia, que já não são mais utilizados.

Entre os imóveis que serão desmobilizados estão armazéns desativados e um pavimento comercial, avaliados em aproximadamente R$175 milhões. A Conab estima um custo de R$8 milhões por ano com manutenção, segurança, energia e limpeza com estes imóveis inativos.

O BNDES fará, por meio de editais públicos, a intermediação com agentes públicos e privados interessados nos imóveis. Com a venda, a Conab pretende modernizar os armazéns em operação e expandir a capacidade de armazenamento da empresa. 

As melhorias devem contemplar unidades localizadas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

A iniciativa visa reduzir custos, agilizar processos e garantir a continuidade das ações públicas da Companhia.

O contrato tem validade de 36 meses, podendo ser prorrogado por mais 24 meses, com um foco na valorização dos ativos da Conab, sem a necessidade de recursos orçamentários.