O primeiro dia útil após o Natal em Corumbá e Ladário foi de apagão total nos sistemas de telefonia e internet. Na região de fronteira do Brasil com a Bolívia, por volta das 7h, a comunicação falhou até ficar fora do ar por pelo menos quatro horas.
Telefones de diferentes operadoras ficaram sem sinal e a internet ou esteve falhando por toda a manhã ou praticamente não funcionou. O serviço só voltou a ser restabelecido por volta das 11h.
A Prefeitura de Corumbá não teve os sistemas interligados em funcionamento durante praticamente toda a manhã. Lojas, supermercados também não conseguiram realizar vendas para pagamento com PIX, por exemplo, porque a internet estava fora do ar.
Os Bombeiros confirmaram que a base ficou sem acesso de telefonia durante cerca de quatro horas.
A mesma situação também atingiu Ladário, que teve vários serviços fora do ar.
A confirmação do problema ainda não foi divulgada oficialmente. A reportagem procurou as empresas que atuam em Corumbá e Ladário para verificar o motivo da queda de sinal. A primeira suspeita é que houve rompimento de cabo de fibra ótica.