Imagens dramáticas do fogo na região pantaneira tem rodado o mundo mostrando como as queimadas estão afetando o Pantanal. Nesta semana (04), de acordo com o boletim da Operação Pantanal 2024, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Informação de Mato Grosso do Sul (Semadesc), o tamanho da área afetada pelo fogo no Pantanal é de aproximadamente 6%, ou cerca de 500 mil hectares em MS.
Em entrevista ao Jornal CBN CG, o presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS ), Bruno Wendling falou sobre como as queimadas têm influenciado o setor turístico da região.
"Para quem não conhece, vê as imagens e logo pensa, o Pantanal está pegando fogo e isso gera um impacto que não é positivo. Mas a gente foi muito rápido, assertivo, eficiente nesta contrainformação. Uma contrainformação real, as áreas turísticas não foram atingidas e continuam vindo turistas para cá. O turismo no Pantanal continua em suas diversas áreas atendendo normalmente".
Outra ação que tem contribuído para minimizar os efeitos negativos deste momento é a antecipação do contato com os turistas que já tem reserva.
"Estamos acompanhando de perto os empresários e temos orientado que eles entrem em contato com os turistas, mostrem como está a realidade, não esperem desmarcar, por não ter a informação correta", explicou Wendling.
Durante a conversa, ele falou sobre prejuízos pontuais, novas linhas áreas disponíveis para o estado e como isso vai ajudar a chegada de mais turistas à região.
Acompanhe a entrevista completa.