A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou uma audiência pública para pedir investimentos em melhorias na BR-060 nessa segunda-feira (09). A principal preocupação é o trecho entre a BR-163 e o município de Chapadão do Sul.
O evento contou com a presença do presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), representantes da bancada federal, governo do estado, Defensoria Pública, entre outros órgãos.
Corrêa explicou que a conversa sobre as obras começou em Chapadão do Sul e que eles esperam agora levar isso à Brasília.
“Essa discussão teve início na Câmara Municipal de Chapadão do Sul. Com a articulação dos deputados Beto Pereira [PSDB] e Tereza Cristina [PP], vamos buscar um entendimento junto à bancada federal e ao Ministério da Infraestrutura. Vamos encaminhar um documento com as solicitações discutidas nesta audiência pública”,
O presidente ainda propôs um “Encontro de Contas” entre o governador Reinaldo Azambuja e o Governo Federal.
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, André Ricardo dos Anjos (PSDB), disse que são 230 km críticos na rodovia.
“Pedimos socorro pela revitalização completa da rodovia. As regiões do Bolsão e Norte do Estado estão unidas, pedindo a intermediação do Estado para relicitação da BR-060 e fazer em dois lotes a concessão. Sabemos não ser uma tarefa simples, mas é nosso dever somarmos forças e buscarmos soluções”.
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes da Silva, destacou a necessidade de implantar também uma unidade operacional da PRF na BR-060, além da contratação de novos servidores.
O deputado Beto Pereira (PSDB), disse que a falta de recursos impossibilitou a manutenção preventiva da rodovia e que as obras só devem começar no próximo ano.
“A carência de recursos impossibilitou a manutenção preventiva da rodovia, emergencialmente o DNIT estará atuando nos piores trechos. A readequação da BR-060, da divisa de Goiás até o Posto São Pedro, só acontecerá ano que vem. Será importante que a classe política se mobilize em novembro, quando acontece a reunião da bancada federal para definir a emenda coletiva de 2023. Vamos também estudar uma condição legislativa para abrir a possibilidade de encontro de contas. Assim, quando o Estado fizer investimento em rodovia federal, poderá deduzir na dívida com a União o valor empregado.”.