A cidade de Bonito (MS), um dos destinos de natureza mais visitados do BrasiL, ganhará um reforço importante na sua malha aérea. A Azul Linhas Aéreas anunciou que a companhia vai operar um voo direto entre Campinas (SP) e Bonito, sem necessidade de escala em Corumbá como ocorria anteriormente.
O anúncio foi feito nesta semana a todo o trade turístico nacional, assim como à imprensa especializada, durante a WTM Latin America — uma das maiores vitrines do turismo mundial, realizada entre os dias 14 e 16 de abril em São Paulo —, e chega em um momento favorável para o turismo regional.
No mês passado, Bonito registrou seu melhor desempenho em fluxo turístico dos últimos dez anos. Segundo dados do Observatório de Turismo e Eventos de Bonito, coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, 25.849 visitantes passaram pela cidade em março, superando períodos anteriores de retração.
Avanço estratégico para o turismo
Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), a nova rota representa um salto de conectividade para a principal referência nacional em ecoturismo. “Fortalece a Rota Bonito e Serra da Bodoquena e facilita o acesso de turistas de diferentes regiões do país“, pontuou.
Os voos da Azul já operam três vezes por semana — às terças, quintas e domingos — e, conforme a demanda, a companhia estuda ampliar a frequência durante a alta temporada.
“Bonito merece essa frequência direta. É uma satisfação anunciar o voo”, declarou Giulliana Mesquita, gerente sênior de produtos e negócios da Azul.
O aumento da oferta aérea já reflete em números expressivos: segundo o Aeroporto Regional de Bonito, a demanda por passagens cresceu 70% desde o início da operação de voos diretos, que também inclui a conexão da Gol entre Bonito e Congonhas, em São Paulo.
O prefeito Josmail Rodrigues comemorou a parceria, destacando a confiança depositada pela companhia aérea. “Essa parceria fortalece ainda mais nosso destino, e temos certeza de que mais turistas virão explorar as belezas naturais de Bonito”, afirmou.
Dados
Além do recorde de visitantes, o levantamento do Observatório de Turismo e Eventos de Bonito revelou que o setor hoteleiro atingiu uma taxa média de ocupação de 54% em março.
Dos turistas que visitaram a cidade sul-mato-grossense, 9,04% chegaram por via aérea, totalizando 2.337 desembarques. Entre os mais de 50 atrativos locais, os balneários, flutuações e cachoeiras foram os mais procurados, com 73.748 vouchers comercializados.