Veículos de Comunicação

ECONOMIA

Bandeira verde segue em fevereiro e consumidores não terão cobrança extra na conta de luz

Decisão foi tomada devido as boas condições dos reservatórios e do volume de chuvas no país

Linhas de transmissão de energia em Mato Grosso do Sul
Linhas de transmissão de energia em Mato Grosso do Sul | Foto: Reprodução/Governo de MS

Pelo terceiro mês consecutivo, a conta de energia elétrica não terá acréscimos para os consumidores brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária seguirá verde no mês de fevereiro, reflexo das boas condições dos reservatórios e do volume de chuvas no país.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, serve para indicar o custo real da geração de energia elétrica. Quando as condições são favoráveis, como agora, a bandeira verde é acionada, garantindo que a tarifa não tenha aumentos extras.

Já nos períodos em que a geração exige o uso de fontes mais caras, como termelétricas, entram em vigor as bandeiras amarela ou vermelha, que resultam em cobranças adicionais para o consumidor.

Antes da implementação do sistema de bandeiras, os custos extras na geração de energia eram repassados aos consumidores apenas no reajuste anual das tarifas. Com o novo modelo, o valor reflete a situação do momento e permite que os usuários tenham mais transparência sobre os preços e possam ajustar seu consumo, caso necessário.

O sistema de bandeiras é aplicado a todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece praticamente todo o Brasil.

*Com informações da Aneel

CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG