Veículos de Comunicação

PREÇO DO ALIMENTOS

Batata e alface têm queda de preços em março, segundo boletim da Conab

batata, alface no corrinho de compras em exposição no corredor do supermercado
Boletim da Conab aponta queda nos preços da batata e alface e alta do tomate em março. Foto: Gerada por IA.

A batata e a alface ficaram mais baratas em março, de acordo com o 4º Boletim Prohort da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta-feira (24). O levantamento aponta uma queda média de 5,34% no preço da batata nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.

Já a alface teve recuo de 8,08%, com destaque para capitais como Recife (-60,79%), Belo Horizonte (-21,89%) e São Paulo (-14,32%).

A Conab atribui a queda da batata à intensificação da safra das águas, com destaque para os estados de Minas Gerais (32%) e Paraná (31%), que lideraram o abastecimento dos mercados. Bahia (15%), Rio Grande do Sul (12%) e Santa Catarina (6%) também contribuíram para a oferta nacional.

Tomate, cenoura e cebola ficam mais caros

Em contrapartida, produtos como tomate, cenoura e cebola tiveram alta nos preços em março. A maior variação foi registrada no tomate, com aumento de 41,29%. A Conab explica que a redução da oferta devido ao fim da safra de verão influenciou diretamente o comportamento do mercado. A disponibilidade em março foi 3,3% menor que em fevereiro.

A cenoura subiu 3,26%, e a cebola, 11,44%. A alta da cenoura ocorreu apesar de um leve aumento na oferta (5,8%), enquanto a cebola teve sua produção concentrada na região Sul, elevando os preços.

Análise de Preços de Frutas nas Ceasas

O boletim também analisou o comportamento de frutas nas Ceasas. Os preços da banana, mamão e maçã apresentaram leve recuo, enquanto laranja e melancia tiveram pequenas variações positivas.

  • Banana: queda de 0,48%, com alta na oferta das variedades nanica e prata.
  • Mamão: redução de 0,42%.
  • Maçã: recuo mais expressivo, de 2,02%.
  • Melancia: variação praticamente nula, de 0,01%.
  • Laranja: leve alta de 0,14%, com frutas de menor qualidade e menor demanda da indústria.

📊 Variação de Preço – Hortaliças e Frutas (Março 2025)

ProdutoVariação
🥔 Batata-5,34%
🥬 Alface-8,08%
🍅 Tomate+41,29%
🥕 Cenoura+3,26%
🧅 Cebola+11,44%
🍌 Banana-0,48%
🍎 Maçã-2,02%
🍈 Mamão-0,42%
🍉 Melancia+0,01%
🍊 Laranja+0,14%

Segundo a Conab, o mercado da laranja enfrentou um cenário de baixa qualidade dos frutos, queda nas exportações e redução na demanda industrial, o que manteve os preços estáveis no atacado.

Levantamento abrange Ceasas em 11 estados

Os dados do Boletim Prohort são coletados em Centrais de Abastecimento nas seguintes capitais e regiões: São Paulo e Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Curitiba (PR), São José (SC), Goiânia (GO), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Rio Branco (AC).