Para celebrar o Dia Internacional da Animação, Campo Grande terá uma programação especial com exibições de curtas de animação de várias partes do mundo. O evento, organizado pela TransCine – Cinema em Trânsito, acontece nos dias 28 e 29 de outubro, com sessões gratuitas e abertas ao público no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Vila Nhanhá.
Na segunda-feira (28),a partir das 18h30, a Mostra Oficial será realizada no MIS, enquanto na terça-feira (29) o público poderá conferir a Mostra Ambiental na ONG Núcleo Humanitário Vila Nhanhá.
Os filmes apresentados incluem animações brasileiras e internacionais, com produções da Argentina, Suíça, Canadá, Israel e Colômbia. Cada sessão terá cerca de uma hora de duração, reunindo curtas para todas as idades.
Mariana Sena, produtora audiovisual e uma das organizadoras da TransCine, destaca a importância da programação.
“Trazer o Dia Internacional da Animação para Campo Grande e para bairros como a Vila Nhanhá reforça nosso compromisso de democratizar o acesso à cultura e ao cinema. É uma oportunidade de proporcionar uma experiência única com filmes de animação de qualidade, incentivando o contato com a diversidade das produções audiovisuais.”
As sessões em Campo Grande também vão contar com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legendas e intérprete de Libras. Após a exibição dos filmes na Vila Nhanhá, uma apresentação de palhaçaria com Anderson Lima promete encerrar o evento de forma lúdica e divertida.
Comemorado globalmente em 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação marca a primeira exibição pública de imagens animadas, realizada em 1892 pelo francês Charles-Émile Reynaud. Em 2024, o evento completa 21 anos e é considerado a maior mostra simultânea de curtas de animação no Brasil, com exibições em mais de 200 cidades.
*Com informações da Fundação de Cultura de MS