Com o anúncio do Ministério da Saúde nesta terça-feira (16) para liberar a aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 às pessoas que tem 18 anos ou mais de idade, Campo Grande decidiu ampliar o público que pode receber a dose de reforço. Assim, já está autorizada na capital a aplicação nas pessoas com mais de 59 anos de idade, que tomaram a segunda dose até 16 de julho.
O cronograma segue com a terceira dose, também, para trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até 16 de julho. Também estão inclusas pessoas com alto grau de imunossupressão, de 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias. Este público precisa apresentar laudo médico que comprove as seguintes condições, conforme estabelece o Ministério da Saúde:
- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Já a segunda dose é para as pessoas que se vacinaram com AstraZeneca até 16 de setembro; CoronaVac, para quem tomou a primeira dose até 26 de outubro e, Pfizer, nas pessoas com 12 anos ou mais, que receberam a primeira dose até 27 de outubro.
Público de 12 anos ou mais que ainda não se vacinou pode receber a primeira dose em qualquer um dos pontos de vacinação abertos hoje.
Onde se vacinar?
Drive-thru UCDB – 12h30 às 18h
Seleta – 12h às 16h45
Unidades de Saúde – 13h às 16h45