Veículos de Comunicação

VIAGEM DE SABORES

A conexão entre sabores e canções

Alceu Valença e a gastronomia brasileira se encontram em uma viagem musical e sensorial

Alceu Valença e Paulo Machado
Alceu Valença e Paulo Machado

Bem-vindos a Coluna “Viagem de Sabores”, esse podcast onde exploramos a deliciosa conexão entre gastronomia e viagens, e hoje por que não falar também de música?

Pois é. Hoje, vamos falar sobre um dos grandes nomes da música brasileira, Alceu Valença, e como suas canções estão repletas de referências, sabores, ingredientes e a rica cultura gastronômica do nosso país.

Alceu está em turnê pela Europa e junto com a orquestra de Ouro Preto está fazendo um dos shows mais incríveis que já assisti na vida. O show de Alceu Valença com a Orquestra é um espetáculo encantador que une a riqueza da música popular brasileira com a sofisticação da música erudita.

O encontro traz uma fusão única de ritmos do Nordeste, como o frevo e o coco, com arranjos orquestrais elaborados, proporcionando uma nova interpretação das canções clássicas de Valença.

A interação entre o cantor e os músicos da orquestra cria uma atmosfera mágica, onde a energia do palco contagia a plateia, e celebra a cultura brasileira de forma emocionante.

Eu tive a chance de assistir o show em São Paulo, alguns anos atrás. E ontem a noite fui convidado pela Yanê Valença e o Alceu para ver o show aqui em Barcelona, na Espanha. Que emoção.

Alceu Valença é um verdadeiro poeta da música brasileira. E é curioso que dentre vários temas, suas letras, vibrantes e cheias de vida, também nos transportam para um universo onde ingredientes e por sua vez a comida é celebrada como parte essencial da cultura.

Por exemplo, em “Morena Tropicana”, ele não fala apenas de amor, mas também evoca imagens que nos fazem lembrar das frutas tropicais, como a manga e o caju. O verso “No seu jeito de andar, tem a força da fruta” nos mostra como a conexão entre a natureza e a sensualidade é palpável.

As frutas tropicais, como o maracujá e a goiaba, também são mencionadas em outras canções, trazendo à tona essa sensação de frescor e alegria que só a natureza pode oferecer.

Alceu faz com que nos sintamos um pouco mais perto do Brasil, mesmo que estejamos longe, através de suas deliciosas metáforas. Deu pra sentir essa saudade gostosa junto com o público emocionado de Barcelona.

E por falar em sabores, que tal preparar uma receita inspirada na nossa conversa?

Hoje, vou te ensinar como fazer uma moqueca de banana da terra e vegetais, um prato que é tão vibrante e cheio de vida quanto as músicas do Alceu e que tive a honra de preparar pra família de Alceu Valença na casa dele em Olinda, na comemoração de um de seus aniversários. E eles adoraram.

Moqueca de banana da Terra e vegetais:

Ingredientes:

  • 2 bananas-da-terra cortadas em rodelas
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 1 pimentão amarelo cortado em tiras
  • 1 cebola grande fatiada
  • 2 maxixes picados
  • 1 batata doce picada sem casca
  • 1 xuxu picado sem casca
  • 2 tomates picados
  • 400 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
  • Coentro fresco a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e adicione a cebola, refogando até que fique transparente.
  2. Acrescente os pimentões e os tomates, cozinhando até que os vegetais estejam macios.
  3. Adicione as rodelas de banana-da-terra, o xuxu, o maciço e a batata doce e misture delicadamente.
  4. Despeje o leite de coco, tempere com sal e pimenta-do-reino, e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos.
  5. Finalize com coentro fresco picado e sirva quente, acompanhado de arroz branco.

Assim como nas músicas de Alceu Valença, essa moqueca traz ao paladar a emoção dos sabores e cores, celebrando a riqueza da nossa cultura.

Você pode encontrar esse prato diariamente, realizado com ingredientes da agrofloresta no Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim, onde assino o cardápio.

Esperamos que tenham gostado desta viagem de sabores e que se sintam inspirados a explorar mais a relação entre música e comida. Até a próxima!

Confira a coluna Viagem de Sabores, com Paulo Machado (5):